Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15447
metadata.dc.type: TCC
Title: Percepção parental acerca do filho adotivo: uma análise psicoeducacional
metadata.dc.creator: Palitot, Rosicleia Moreira
metadata.dc.contributor.advisor1: Fonsêca, Patrícia Nunes da
metadata.dc.description.resumo: O presente estudo objetivou analisar as percepções dos pais acerca do filho adotado. Participaram da pesquisa 20 pais adotivos da cidade de João Pessoa (PB). A maioria era do sexo feminino (65%) e casados (85%). Para coleta de dados foram utilizados um questionário sociodemográfico e uma entrevista semiestruturada. Empregou-se o programa estatístico SPSS (versão 21) para realizar as estatísticas descritivas, e o software IRAMUTEQ (versão 0.7 alpha 2) para processar o conteúdo das entrevistas. O resultado da Classificação Hierárquica Descendente indicou que o corpus Percepção dos pais acerca do filho adotivo, subdividiu em dois subcorpos: Desenvolvimento socioafetivo e Desenvolvimento socioeducacional, originando seis classes, são elas: reações afetivas, reações emocionais, reações comportamentais, relações familiares, relações sociais e relações acadêmicas. Conclui-se que deve haver uma maior divulgação midiática das experiências positivas da adoção, especialmente a partir do relato dos pais, para que se construam novas representações sobre a criança adotada.
Abstract: The present study aimed to analyze the parents' perceptions about the adopted child. Twenty adoptive parents from the city of Joao Pessoa (PB) participated in the study. The majority were female (65%) and married (85%). A sociodemographic questionnaire and an semi structured interview were used to collect data. The statistical software SPSS (version 21) was used to perform the descriptive statistics, and the software IRAMUTEQ (version 0.7 alpha 2) was used to process the content of the interviews. The result of the Descending Hierarchical Classification indicated that the corpus of the parents' perception about the adopted child, subdivided into two sub-bodies: Socio-affective Development and Socio- educational Development, giving rise to six classes: affective reactions, emotional reactions, behavioral reactions, family relations, social relations and academic relations. It is concluded that there should be greater media coverage of positive experiences of adoption, especially from the parents' report, so that new representations about the adopted child can be built.
Keywords: Percepção parental
Desenvolvimento socioeducacional
Filho adotivo
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA SOCIAL::PAPEIS E ESTRUTURAS SOCIAIS INDIVIDUO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Psicopedagogia
metadata.dc.rights: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15447
Issue Date: 31-May-2017
Appears in Collections:TCC - Psicopedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RMP06062017.pdf717,94 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons