Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15482
Tipo: | TCC |
Título: | Expressões faciais em desenhos e fotografias: análise do desempenho de reconhecimento |
Autor(es): | Alves, Kaíla Jó |
Primeiro Orientador: | Minervino, Carla Alexandra da Silva Moita |
Resumo: | As emoções são determinantes para a qualidade de vida dos seres humanos. Elas ocorrem em todas as relações em que os indivíduos se encontram envolvidos - no local de trabalho, nas relações de amizades, nas relações com os membros da família e nos relacionamentos mais íntimos. As emoções podem salvar uma vida, mas também podem causar danos reais. (EKMAN,2003). O presente estudo analisou a percepção de expressões faciais de emoção em crianças, comparando-se o desempenho no reconhecimento através da utilização de desenhos e fotografias. As emoções avaliadas foram felicidade, raiva, medo, tristeza, face neutra, nojo e surpresa. Participaram deste estudo 189 crianças, 100 (52,9%) crianças responderam o instrumento em desenhos, e 89 (47,1%) responderam o instrumento em fotografias. Todos encontravam-se no Ensino Fundamental I da rede pública do município de João Pessoa/PB, de faixa etária de 9 a 11 anos e ambos os sexos. Foi utilizado o teste Test of Emotion Comprehension (TEC) e teste Brincar com as Emoções: Tarefas de Reconhecimento de Expressões Faciais de Emoção (BETREF), nos instrumentos cada fator analisa um determinado componente da competência emocional. Realizou-se Kruskal-Wallis e o nível de significância adotado foi de p<0,05, e para analise foi utilizado o Teste t, pois os dados tem uma distribuição normal, sendo não significativo foi usado o teste U de Mann- Whitney. Destaca-se que o instrumento em desenhos TEC foi superior ao instrumento em fotografias BETREF nos componentes de ambos os testes. Constate-se que há diferenças entre instrumentos, sendo o melhor desempenho para o instrumento em desenhos. |
Abstract: | Emotions are determinants for the quality of life of human beings. They occur in all relationships in which individuals are involved - in the workplace, in the relationships of friendships, in relationships with family members, and in the most intimate relationships. Emotions can save a life, but they can also cause real damage. (EKMAN, 2003). The present study analyzed the perception of facial expressions of emotion in children, comparing performance in recognition through the use of drawings and photographs. The emotions evaluated were happiness, anger, fear, sadness, neutral face, disgust and surprise. 189 children participated in this study, 100 (52.9%) children answered the instrument in drawings, and 89 (47.1%) answered the instrument in photographs. All were in elementary school I of the public network of the municipality of João Pessoa / PB, aged between 9 and 11 years and both sexes. The Test of Emotion Comprehension (TEC) and teste Brincar com as Emoções: Tarefas de Reconhecimento de Expressões Faciais de Emoção (BETREF) test were used, in the instruments each factor analyzes a specific component of emotional competence. The Kruskal-Wallis test was used and the significance level was set at p <0.05, and the test was used for analysis, since the data had a normal distribution, and the Mann-Whitney U test was not significant. It should be noted that the instrument in TEC drawings was superior to the instrument in BETREF photographs in the components of both tests. It should be noted that there are differences between instruments, being the best performance for the instrument in drawings. |
Palavras-chave: | Expressões faciais Desenhos Fotografias |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Psicopedagogia |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15482 |
Data do documento: | 30-Mai-2017 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Psicopedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
KJA30052017.pdf | 433,14 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons