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metadata.dc.type: TCC
Title: Afetividade familiar: implicações na dificuldade de aprendizagem
metadata.dc.creator: Rosas, Andressa Karla de Lima
metadata.dc.contributor.advisor1: Oliveira, Maria Tereza Lira de
metadata.dc.description.resumo: Em meio a tantos históricos de fracasso escolar, no que se refere a dificuldade de aprendizagem, podemos dizer que isto não se limita a idade, a ano escolar nem tampouco somente a escola. Para melhor entender tais dificuldades buscamos neste estudo investigar a relação da afetividade familiar e a dificuldade de aprendizagem, de modo que nos foi possível identificar o estilo parental na prática educacional entre pais e filhos, e como se dar a relação entre eles. Entendemos que a família tem o poder de influenciar tanto positivamente como negativamente na manutenção dessas dificuldades. O presente estudo trata-se de uma pesquisa descritiva, de levantamento de dados, que irá se utilizar de análises qualitativas. Os instrumentos utilizados foram a entrevista sociodemográfica a fim de coletar dados pessoais e caracterizar a amostra, e entrevista com roteiro semiestruturado, onde foram selecionadas seis crianças com dificuldade de aprendizagem da clínica-escola de Psicopedagogia da UFPB que tiveram seus responsáveis entrevistados. Os relatos das entrevistas foram analisados a partir da análise de conteúdo qualitativa segundo Bardin (2011). Nos resultados foi possível perceber que 33,3% dos entrevistados tem um estilo parental educativo autoritativo, ou seja, pais que dão muito afeto assim como também colocam limites aos filhos.
Abstract: In the midst of so many school failure histories, with regard to learning difficulties, we can say that this is not limited to age, school year or even school. In order to better understand the difficulties of learning we seek in this study to investigate the relation of the family affectivity and the difficulty of learning, so that we were able to identify the parental style in the educational practice between parents and children, and how to give the relation between them. We understand that the family has the power to influence both positively and negatively in the maintenance of these difficulties. The research is of qualitative analysis with design of a survey of data. The instruments used were the socidemographic interview in order to collect personal data and characterize the sample and semi-structured interview conducted with six people responsible for the person with learning difficulties. The interview reports were analyzed from qualitative content analysis. In the results it was possible to perceive that 50% of the interviewees have an authoritative educational parental style, being parents who give a lot of affection as well as place limits on the children.
Keywords: Dificuldades de aprendizagem
Família - escola
Estilo parental
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Psicopedagogia
metadata.dc.rights: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15488
Issue Date: 20-Nov-2017
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