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metadata.dc.type: TCC
Title: A relação entre o nível socioeconômico e o desempenho das funções executivas na infância: uma metanálise
metadata.dc.creator: Carvalho, Joyce Kelly Monteiro de
metadata.dc.contributor.advisor1: Minervino, Carla Alexandra da Silva Moita
metadata.dc.description.resumo: As primeiras experiências na infância exercem profundas influências sobre o desenvolvimento das crianças. Ao se destacar a pobreza, o estresse e a violência, crianças que sofrem tais adversidades são mais propensas a desenvolverem psicopatologias e doenças crônicas, além de apresentarem déficits no desempenho escolar e dificuldades sociais (FELITTI et al, 1998; LANSFORD et al, 2002; MCLAUGHLIN et al., 2012). Nesta perspectiva, uma literatura emergente tem documentado a associação entre diferentes indicadores de nível socioeconômico (NSE) e funções executivas (FEs). Isto em razão de que as FEs possuem um desenvolvimento longo e tardio, desde os primeiros anos de vida até o início da vida adulta. Por esse motivo tais habilidades se tornam suscetíveis às influências do ambiente. O presente estudo buscou investigar as evidências sobre a relação entre o NSE e o desempenho das FEs na infância por meio de uma metanálise. Esta pesquisa contou com a análise, na integra, de 8 artigos de língua inglesa que se adequaram aos critérios de inclusão, sendo eles localizados em duas bases de dados, Periódico Capes e Pubmed. A qualidade interna dos estudos foi norteada por meio do checklist com 27 itens e um fluxograma de quatro etapas, recomendados pelo PRISMA. A análise foi realizada por meio do coeficiente Kappa Fleiss, em que se constatou que o NSE se correlaciona com o desempenho das FEs na infância.
Abstract: Early childhood experiences have profound influences on children's development. In this study, children with such difficulties are more likely to develop psychopathologies and chronic diseases, as well as deficits in school performance and social difficulties (FELITTI et al., 1998; LANSFORD et al., 2002; MCLAUGHLIN et al., 2012). In this perspective, an emerging literature has documented the association between different indicators of socioeconomic level (NSE) and executive functions (FEs). This is because FEs have a long and late development, from the first years of life to the beginning of adult life. For this reason such skills become susceptible to environmental influences. The present study sought to investigate the evidence on the relationship between NSE and the performance of childhood ESF by means of a meta- analysis. This research had the integral analysis of 8 English-language articles that fit the inclusion criteria, being located in two databases, Periodical Capes and Pubmed. The internal quality of the studies was guided by the checklist with 27 items and a four step flowchart recommended by PRISMA. The analysis was performed using the Kappa Fleiss coefficient, in which it was found that NSE correlates with the performance of FEs in childhood.
Keywords: Funções executivas
Infância
Nível socioeconômico
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Psicopedagogia
metadata.dc.rights: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15489
Issue Date: 24-Nov-2017
Appears in Collections:TCC - Psicopedagogia

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