Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15491
Tipo: | TCC |
Título: | Elaboração e validação da escala de habilidades sociais de pais |
Autor(es): | Belarmino, Karoline da Silva |
Primeiro Orientador: | Fonsêca, Patrícia Nunes da |
Resumo: | O presente estudo objetivou elaborar uma Escala de Habilidades Sociais de Pais (HSP), reunindo evidências de validade e precisão. Participaram da pesquisa 200 pais com média de idade de 39,09 anos (DP=6,80). A maioria era do sexo feminino (55%) da população geral de João Pessoa (PB), casadas (62,3%) e com ensino superior completo (47,4). Para coleta de dados foram utilizados a Escala de Habilidades Sociais de Pais (preliminar) e um questionário sociodemográfico. Utilizou-se o programa estatístico SPSS (versão 21) para caracterizar a amostra, realizar correlação e o teste t Student,e com o software Factor 9.2 investigou-se a dimensionalidade do CPD – S com o método Hull Comparative Fit Index. A partir de uma análise fatorial exploratória Unweighted Least Squares (ULS), foram calculados o alfa de Cronbach e o ômega de McDonald. Os resultados indicaram uma solução unifatorial, resultando em um índice de ajuste Global Fit Index (GFI) = 0,96. O fator retido denominado de Habilidades Sociais de Pais explicou 37,74% da variância total, com 16 itens, alfa de Cronbach de 0,88e do ômega de McDonald 0,89. Comparando as habilidades dos pais em função do sexo dos genitores, não foram encontradas diferenças significativas. Também se verificou que as habilidades dos pais apresentaram correlação positiva e significativa com a autoavaliação que os pais fizeram de seu desempenho enquanto pai/mãe. Conclui-se que as habilidades dos pais são fundamentais para o desenvolvimento e manutenção de relações saudáveis com os filhos. |
Abstract: | The present study intended to elaborate a Scale of Parental Skills, aggregating evidences of validity and precision. The article had the contribution over than 200 people with an average age of 39.09 (DP= 0.80).Most of the contributors were female (55%) from João Pessoa (PB), married (62.3%) and (47.4%) with graduation complete in higher education. For the data mining, a Parental Skills diagram and a sociodemographic questionnaire were applied.The statistical software SPSS (21 st version) was used to characterize a sample, performing correlations and the test t Student, and software Factor 9.2 to investigate the dimensionality of CPD-S along the Hull Comparative Fit Index method in distinction to an exploratory factorial analysis Unweighted Least Squares (ULS), were calculated the Cronbach’s alpha and McDonald Omega.The results indicated a one-way solution, resulting in a Global Fit Index (GFI) = 0.96. The retained factor called Parental Skills explained 37.74% of the total variance, using 16 items, Cronbach's alpha resulted 0.88 and McDonald's omega 0.89. Correlating parental skills according to the gender of the parents, no significant differences were found. It was also verified that the parental skills presented a positive and significant correlation with the Good Concept of the self-assessment that parents made by judging their parenting performance. It is concluded that parents' abilities are fundamental to the development and maintenance of healthy relationships with their children. |
Palavras-chave: | Habilidades sociais Escala Testes |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Psicopedagogia |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15491 |
Data do documento: | 24-Nov-2017 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Psicopedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
KSB01122017.pdf | 1,29 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons