Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15497
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Aline Valdevino da-
dc.date.accessioned2019-09-03T12:57:44Z-
dc.date.available2017-06-12-
dc.date.available2019-09-03T12:57:44Z-
dc.date.issued2017-05-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15497-
dc.description.abstractThe purpose of this article is to analyze the perception of the pedagogical team and teachers about the importance of psychopedagogical counseling in the school institution. The psychopedagogue works to improve the teaching-learning process and to provide education professionals a better preparation in order to help with the learning problems they face in their working routines. For this analysis, a non-experimental and exploratory field research with a qualitative and quantitative approach was carried out. The field research was developed with twenty students from a municipal public school and used as methodology a socio- demographic survey and a semi-structured interview with the institution’s pedagogical team and teachers. The obtained results showed the level of knowledge the interviewees have about pedagogical counseling. We concluded that the interviewees are confused and also that they have a superficial view about the psychopedagogical professionals’ work in the school. In this way, psychopedagogical advice contributes directly and indirectly to the teaching- learning process.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-09-03T12:57:44Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AVS12062017.pdf: 903294 bytes, checksum: 358c4939be3283880faa6385b514b907 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-09-03T12:57:44Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AVS12062017.pdf: 903294 bytes, checksum: 358c4939be3283880faa6385b514b907 (MD5) Previous issue date: 2017-05-29en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectAssessoramento psicopedagógicopt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectDificuldade de aprendizagempt_BR
dc.titleA importância do assessoramento psicopedagógico na instituição: um olhar da equipe pedagógica e dos professorespt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Palitot, Mônica Dias-
dc.description.resumoO presente artigo tem por objetivo analisar a percepção que a equipe pedagógica e os professores têm sobre a importância do assessoramento psicopedagógico dentro da instituição escolar. O profissional de psicopedagogia trabalha com a melhoria do processo de ensino aprendizagem e possibilita os profissionais que trabalha na educação um conhecimento melhor para ajudar nos problemas de aprendizagem enfrentando no seu cotidiano. Para realizar a referida análise foi feita uma pesquisa de campo não experimental de caráter exploratório com abordagem qualitativa e quantitativa. A pesquisa de campo foi desenvolvida com 20 participantes de uma escola pública municipal, utilizando como metodologia um questionário sociodemografico e uma entrevista semiestruturada realizada com a equipe pedagógica e professores que trabalha na instituição. Os resultados obtidos com os instrumentos utilizados esclarecem o conhecimento que os entrevistados têm sobre o assessoramento psicopedagógico, este resultado mostra que os mesmos estão confusos e também que possuem uma visão superficial desse profissional e do seu trabalho na instituição. Sendo assim o assessoramento psicopedagógico vem contribuir de uma forma direta e indiretamente no processo de ensino aprendizagem.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPsicopedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Psicopedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AVS12062017.pdf882,12 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons