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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15505
Tipo: TCC
Título: ANÁLISE DA FORMAÇÃO EXCESSIVA DE ESTOQUE EM UMA UNIDADE VAREJISTA DA CIDADE DE JOÃO PESSOA
Autor(es): Mendonça, Luana Kelly de.
Primeiro Orientador: Silva, Ricardo Moreira da
Resumo: Sabe-se que os estoques é o ponto chave para um bom desempenho de uma empresa varejista, tendo em vista que o seu gerenciamento impacta diretamente no nível de serviço que estas empresas prestam aos seus clientes. Assim, quando bem gerido, ele garante a disponibilidade dos produtos no ponto de venda. Ao passo que se evita ter mercadoria em excesso nos estoques da empresa, pois representam capital imobilizado. Daí parte a importância da gestão de estoque, pois ela visa balancear a oferta e a demanda dos itens, de modo a reduzir o capital retido em itens que não apresentam dema7nda para o seu consumo, garantindo um alto nível de serviço prestado ao cliente. A prioridade então é baixar o investimento em estoques, sem prejudicar o nível de serviço dos clientes. De fato, quanto maior os estoques, maiores serão a necessidade de espaço para armazenamento da mercadoria, sua movimentação, estando ainda suscetíveis a quebras e perdas, desencadeando assim, transtornos para a empresa. Na prática não é diferente, pois, para uma unidade de varejo que comercializa mais de 60.000 itens diferentes é difícil ter controle dessas variáveis. Assim, o objetivo desse trabalho foi analisar a formação excessiva de estoque em uma unidade varejista da cidade de João Pessoa. Para tal teve-se como auxílio de entrevistas, um roteiro de observação participante, além de acesso aos sistemas de informações gerenciais da empresa. Desse modo, possibilitou a coleta dos dados no que tange a determinação dos itens com maior grade, índices de perdas, quebras e o histórico de consumo de cada um. Para a determinação da nova grade, contou com o auxílio do método de previsão de demanda baseado na média móvel ponderada. Assim, a partir dos cálculos foi possível determinar a grade do produto M e G. Portanto, obteve-se como resultado que da quantidade de produtos M, enviados para a empresa mensalmente, apenas 15% é suficiente para atender a demanda, mostrando assim, uma redução de custos de aquisição da mercadoria em R$ 58.030,00. Para o produto G, apenas 17% da quantidade enviada é suficiente para atender a demanda da loja, o que representa uma economia para empresa de R$ 36.750,00. Por fim, vale ressaltar que para definir o tamanho da grade, é imprescindível levar em consideração a análise dos históricos de consumo dos itens, pois, segundo a comparação do ticket médio (método adotado pela empresa) entre as lojas negligencia a ideia de que cada loja tem clientes com perfil de consumo diferente, isto é, quem compra o item M na loja A, necessariamente não comprará o Item M, na loja B, (apesar de terem o ticket médio muito parecidos), assim, esse indicador não determina a compra do cliente.
Abstract: It is known that inventories are one of the key points in retail, in view of their management directly impacts the level of service that the companies provide to their customers. Thus, when well managed, it ensures the availability of products at the point of sale. While avoiding having excess merchandise in company's stocks. Hence the importance of inventory management, because it aims to balance the supply and demand of items, in order to reduce the capital retained in items that do not present demand for their consumption, guaranteeing a high level of service provided to the customer. The priority then is lower the investment in inventories. In fact, the higher the inventories, the greater the need for storage space of the merchandise, its movement, and still susceptible to breakages and losses, thus triggering disruptions for the company. In practice it is no different; since in a retail unit that trades more than 60,000 different items it is difficult to have control of these variables. Thus, the objective of this work was to analyze the excessive stock formation in a retail unit in the city of João Pessoa. To this end, interviews, a participant observation script, and access to the company's management information systems were used to facilitate the collection of data regarding the determination of the items with the highest grade, loss indexes, and your consumption history. For the determination of the new grid, it was assisted by the demand forecasting method, which is essential, given that past data show future sales projections. That said, the method used was based on the weighted moving average. Thus, from the calculations it was possible to determine the product grid M and G. Therefore, it was obtained as a result that of the quantity of products M, sent to the company monthly, only 15% is sufficient to meet the demand, a reduction of costs of acquisition of the merchandise in R$ 58,030.00. For product G, only 17% of the quantity sent is enough to attend the demand of the store, which represents a saving for companies of R $ 36,750.00. Finally, it is worth mentioning that in order to define the size of the grid, it is ideal to take into account the analysis of sales histories, since, according to the comparison of the average ticket (method carried out by the company) between stores, it neglects the idea that each store has customers with a different consumption profile, that is, who buys item M in store A, will not necessarily buy Item M in store B, (although they have the average ticket very similar), so this indicator does not determine the customer's purchase.
Palavras-chave: Gestão de estoque
Perdas no varejo
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA DE PRODUCAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Engenharia de Produção
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15505
Data do documento: 24-Jul-2019
Aparece nas coleções:TCC - Engenharia Química

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