Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15506
metadata.dc.type: TCC
Title: Reflexões sobre recursos tecnológicos no processo de aprendizagem: um olhar psicopedagógico
metadata.dc.creator: Amâncio, Davi dos Santos
metadata.dc.contributor.advisor1: Torre, Ana Elvira Steinbach
metadata.dc.description.resumo: Este trabalho aborda o tema das novas tecnologias na aprendizagem, com o objetivo de acrescentar a percepção acerca de como os professores acolhem os recursos tecnológicos em suas atividades escolares, a partir de uma perspectiva psicopedagógica. O trabalho é iniciado com um relato de uma aplicação de jogos desenvolvidos no campo de estágio institucional com o uso do Power point em uma turma do 3o ano de ensino fundamental, que foi o alicerce para o levantamento bibliográfico relacionado a temática desenvolvida. Para o método de estudo foi realizado um levantamento bibliográfico com critérios de busca para definir a amostra, a saber: artigos disponíveis nas bases Google e Scielo; publicados entre 2000 a 2015; usando como descritoras “novas tecnologias”, “psicopedagogia”, “aprendizagem”, “softwares”. Os estudos obtidos na literatura nos apontam sete temáticas resultantes que formam a parte teórica deste trabalho: Recursos tecnológicos no ensino-aprendizagem; Aprendizagem Globalizada; Relações entre as Teorias das Inteligências Múltiplas e Aprendizagem Globalizada; Parte Histórica: A Terceira Revolução Educacional; Porque devemos usar as Novas Tecnologias na escola?; Relação entre o uso de Novas Tecnologias com a Psicopedagogia; Apps voltados para a aprendizagem. Considerando os levantamentos, percebemos do ponto de vista dos autores consultados, que os profissionais em educação ainda precisam de auxílio para dominar os recursos tecnológicos, sendo também necessário investimento no treino dos/das profissionais da educação para que possam suprir essas necessidades, bem como a inserção de parte da população que ainda não tem condições de acessar os meios de ensino e aprendizagem através desses métodos, objetivando a utilização por todos que formam a equipe educacional em benefício aos aprendentes que demandam os espaços educativos. Por tanto é preciso que não apenas os profissionais envolvidos no desenvolvimento das novas tecnologias, especificamente voltadas para a educação, mas também os orgãos públicos e o corpo educacional quebrem as barreiras com a finalidade de atingir o maior número de pessoas em termos de melhorar a aprendizagem e ensino através dos recursos tecnológicos, traçando e superando novas metas.
Abstract: This work addresses the theme of new technologies in learning, with the aim of adding the perception about how teachers receive the technological resources in their school activities, from a psychopedagogical perspective. The work begins with an account of an application of games developed in the field of institutional training with the use of Power Point in a class of the 3rd year of elementary school, which was the foundation for the bibliographic survey related to the developed theme. For the study method, a bibliographic survey was carried out with search criteria to define the sample, namely: articles available in Google and Scielo databases; Published between 2000 and 2015; Using as descriptors "new technologies", "psicopedagogia", "learning", "softwares". The studies obtained in the literature point us seven resulting themes that form the theoretical part of this work: Technological resources in teaching-learning; Globalized Learning; Relations between Multiple Intelligences Theories and Globalized Learning; Historical Part: The Third Educational Revolution; Why should we use New Technologies in school ?; Relationship between the use of New Technologies and Psychopedagogy; Apps geared towards learning. Considering the surveys, we perceive from the point of view of the authors consulted that professionals in education still need help to master technological resources, and investment in the training of education professionals is necessary to meet these needs, as well as Insertion of part of the population that still can not access the means of teaching and learning through these methods, aiming at the use by all who form the educational team to benefit learners who demand educational spaces. It is therefore necessary that not only professionals involved in the development of new technologies, specifically geared towards education, but also public bodies and the educational body, break down the barriers in order to reach the greatest number of people in terms of improving learning And teaching through technological resources, tracing and surpassing new goals
Keywords: Professores – formação
Recursos tecnológicos
Softwares
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Psicopedagogia
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15506
Issue Date: 19-Jun- 6
Appears in Collections:TCC - Psicopedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DSA19062017.pdf900,12 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons