Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15523
metadata.dc.type: TCC
Title: Contribuições da psicopedagogia clínica na dificuldade de leitura: um relato de caso clínico
metadata.dc.creator: Santos, Danielle dos
metadata.dc.contributor.advisor1: Oliveira, Márcia Paiva de
metadata.dc.description.resumo: O foco desse estudo consiste em investigar a influência da atuação psicopedagógica clínica para aprendizagem da criança com dificuldade na aquisição da leitura. Trata-se de um Estudo de Caso clínico, realizado com uma criança de 10 anos de idade, atendida na clínica escola de Psicopedagogia da UFPB, com uma demanda de dificuldade de leitura e um quadro de repetência escolar, por não está alfabetizada, na 3° série do Ensino Fundamental I. Acompanhamos a dita criança durante 10 sessões, com a finalidade de desvelar como se da o processo de aquisição da leitura, amparado por um olhar psicopedagógico e, consequentemente, nos levar a uma reflexão sobre as dificuldades de leitura. Para sanar o problema, traçamos um plano de intervenção psicopedagógica. Também com o propósito de minimizar os impactos negativos da não escolarização adequada na idade esperada. Os instrumentos utilizados foram testes psicométricos e as Provas Projetivas. Na realização das sessões psicopedagógicas foram feitas atividades lúdicas, com o objetivo de interação entre a aprendente e a psicopedagoga. Além desses recursos, também foram utilizados, instrumentos como TCLLPP, PROLEC os quais são instrumentos avaliativos da leitura. As ações interventivas foram realizadas através de atividades lúdicas e atividades corretivas de leitura e escrita. Quanto ao objetivo geral do estudo, pode assim ser definido: Relatar um estudo de caso clínico na perspectiva psicopedagógica, cuja demanda é a dificuldade na aquisição da leitura. Todos os achados do estudo foram registrados no diário de bordo e no prontuário.
Abstract: The main point in this study is to investigate the influence of clinical psychopedagogical performance for the learning of child with difficulty in reading acquisition. This is a clinical case study, carried out with a 10-year-old child, attended at the school clinic of Psychopedagogy of the UFPB, with a demand for reading difficulties and a school failure, because it is not literate in the third Elementary School I series. We follow the said child during 10 sessions, in order to unveil the process of reading acquisition, supported by a psycho-pedagogical perspective and, consequently, lead us to a reflection on the reading difficulties. To solve the problem, we draw up a plan of psychopedagogical intervention. Also with the purpose of minimizing the negative impacts of adequate schooling at the expected age. The tools used were psychometric tests and the Projective Tests. In the realization of the Psychopedagogy sessions were carried out ludic activities, with the objective of interaction between the learner and the psychopedagogue. In addition to these resources, instruments such as TCLLPP and PROLEC were also used, which are reading evaluation instruments. Intervention actions were carried out through play activities and corrective reading and writing activities. Regarding to the general objective of the study, it can be defined as follows: Report a clinical case study from a psychopedagogical perspective, whose demand is the difficulty in reading acquisition. All of the study findings were recorded in the logbook and medical records.
Keywords: Psicopedagogia
Aquisição da leitura
Intervenção clínica
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Psicopedagogia
metadata.dc.rights: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15523
Issue Date: 23-Nov-2017
Appears in Collections:TCC - Psicopedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DS23112017.pdf634,56 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons