Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15562
Tipo: TCC
Título: Consumo de estimulantes cerebrais por estudantes de farmácia da Universidade Federal da Paraíba: prevalência, motivação e efeitos percebidos
Autor(es): Araújo , Juliany Santiago de
Primeiro Orientador: Cantalice , Temilce Simões de Assis
Resumo: Este projeto trata-se de uma pesquisa de campo, de caráter descritivo, do tipo transversal com abordagem quantitativa que investigou o uso de substâncias estimulantes do sistema nervoso central pelos estudantes de graduação de farmácia verificando as substâncias mais utilizadas, os motivos de uso e o perfil sociodemográfico dos usuários. A pesquisa foi realizada no Centro de Ciências da Saúde localizada na Universidade Federal da Paraíba, no Município de João Pessoa, Estado da Paraíba. A população foi constituída por estudantes de Farmácia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A amostra foi composta por 60 estudantes distribuídos entre os acadêmicos do primeiro, quinto e décimo período de farmácia no semestre de 2018.1. O instrumento escolhido para a coleta de dados foi um questionário padronizado e de autopreenchimento, com questões demográficas, comportamentais e sobre o uso de estimulantes. As seguintes substâncias foram utilizadas pelos estudantes: cafeína, metilfenidato (Ritalina®), bebidas energéticas e pó de guaraná. Entre os participantes entrevistados, 62% (n=37) eram do sexo feminino e 38%(n=23) do sexo masculino. Em relação à idade dos alunos, 42%(n=25) apresentam idade entre 18 e 21 anos, 50% (n=30) entre 22 e 25 anos e 8,3%(n=5) idade superior a 26 anos. 58%(n=35) dos alunos entrevistados, moram com familiares, 32% (n=19) compartilham casa com amigos e apenas 10%(n=6) residem sozinhos. Em relação ao estilo de vida, 52%(n=31) dos entrevistados relataram a prática de atividade física regular e 83%(n=50) classificaram sua qualidade de sono como boa ou regular. E, destes alunos, apenas 12%(n=7) utilizam medicamento para dormir. Ao serem questionados se foram reprovados em alguma disciplina, 56,6%(n=22) afirmaram já terem sido reprovados em pelo menos 1 disciplina. A prevalência de uso de substâncias estimulantes foi de 73%(n=44) e as substâncias mais consumidas foram cafeína 68% (n=41), bebidas energéticas 30% (n=18), ritalina 25%(n=15) e pó de guaraná 22% (n=13). Os principais motivos alegados para o consumo de psicoestimulantes foram aumentar a concentração em época de provas 38% (n=23), aumentar rendimento em aula 13%(n=8), dificuldade de se concentrar na hora do estudo 33% (n=20)e utilização por indicação médica 1,7%(n=1). Em relação aos efeitos positivos percebidos, 67,7% (n=40)afirmaram perceber redução do sono, 33,3%(n=20) redução de fadiga e irritabilidade, 30%(n=18) melhora na concentração, 20%(n=12) melhora no raciocínio, 10%(n=6) melhora no bem-estar e memória e 5%(n=3) na redução do estresse. Os efeitos negativos foram 40%(n=40) ansiedade e 31,6%(n=19) taquicardia. Mais da metade dos estudantes relataram consumir psicoestimulantes para melhorar o desempenho cognitivo. O uso dessas substâncias foi considerado eficaz pela maioria dos usuários, o que pode dificultar o combate a esse consumo.
Abstract: This project is a descriptive, cross-sectional field study with a quantitative approach that investigated the use of central nervous system stimulating substances by undergraduate pharmacy students checking the most commonly used substances, the reasons for use and the sociodemographic profile of users. The research was carried out at the Health Sciences Center located at the Federal University of Paraíba, in the municipality of João Pessoa, State of Paraíba. The population was made up of Pharmacy students from the Federal University of Paraíba (UFPB). The sample consisted of 60 students distributed among the first, fifth and tenth pharmacy students in the semester of 2018.1. The instrument chosen for data collection was a standardized and self-filled questionnaire, with demographic, behavioral and stimulant questions. The following substances were used by students: caffeine, methylphenidate (Ritalin®), energy drinks and guarana powder. Among the participants interviewed, 62% (n = 37) were females and 38% (n = 23) males. In relation to the age of the students, 42% (n = 25) presented age between 18 and 21 years, 50% (n = 30) between 22 and 25 years old and 8.3% (n = 5) older than 26 years. 58% (n = 35) of the interviewed students, live with family members, 32% (n = 19) share a house with friends and only 10% (n = 6) live alone. Regarding lifestyle, 52% (n = 31) of the interviewees reported regular physical activity, and 83% (n = 50) classified their sleep quality as good or regular. And, of these students, only 12% (n = 7) use sleeping medication. When asked if they were disallowed in a subject, 56.6% (n = 22) stated that they had already failed at least 1 discipline. The prevalence of stimulant use was 73% (n = 44) and the most consumed substances were caffeine 68% (n = 41), energy drinks 30% (n = 18), ritalin 25% (n = 15) and Guarana powder 22% (n = 13). The main reasons given for the consumption of psychostimulants were to increase the concentration at the time of tests, 38% (n = 23), increase in class output 13% (n = 8), difficulty concentrating at the time of study 33% 20) and use by medical indication 1.7% (n = 1). In relation to perceived positive effects, 67.7% (n = 40) reported perceived sleep reduction, 33.3% (n = 20) reduced fatigue and irritability, 30% (n = 18) improved concentration, 20% (n = 12) improvement in thinking, 10% (n = 6) improvement in well-being and memory, and 5% (n = 3) in stress reduction. The negative effects were 40% (n = 40) anxiety and 31.6% (n = 19) tachycardia. More than half of the students reported consuming psychostimulants to improve cognitive performance. The use of these substances was considered effective by the majority of users, which may make it difficult to combat this consumption.
Palavras-chave: Discentes do curso de Farmácia
Estimulantes
Sistema nervoso central
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FARMACIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Farmacêuticas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15562
Data do documento: 26-Abr-2019
Aparece nas coleções:TCC - Farmácia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JSA03052019.pdf834,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons