Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15577
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorOliveira Neto, Barnabé Lucas de-
dc.date.accessioned2019-09-06T14:24:31Z-
dc.date.available2019-05-19-
dc.date.available2019-09-06T14:24:31Z-
dc.date.issued2019-05-10-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15577-
dc.description.abstractThe present paper aims to analyze if the 2030 Agenda, beyond a global effort to set through its objectives, goals and indicators what are the strategic objectives and the expected results of the policies for the countries in the field of sustainable development, it is has been a parameter for political convergence of countries in other fields, such as the policy instruments used for the implementation of their SDG. To this end, a dialogue between the academic debate on political convergence and the debate on respect for aspects of the SDG implementation have been made. With this background, this paper analyze the institutional trajectories and characteristics present in the reports sent by the countries to the High Level Political Forum on Sustainable Development (HLPF), whose function is to follow-up and review SDG implementation, between 2016 and 2018. From this analysis, it is concluded that it is possible to observe a trend among countries, regardless of their respective HDI levels, to set up institutions or bodies to deal exclusively with some dimension of the SDG implementation at the national level. In addition, in this group of countries that created new institutions or bodies, an institutional model with participation of non-governamental actors and members of the upper echelon of government predominates. Thefore, the 2030 Agenda has also been a parameter for political convergence in the field of policy instruments used by countries for the implementation of their SDG.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by André Domingos da Silva (andredomingos@ccsa.ufpb.br) on 2019-09-06T14:24:31Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) BLON06092019.pdf: 1352268 bytes, checksum: 11848d47da8c7b4d46285d68d57f92c6 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-09-06T14:24:31Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) BLON06092019.pdf: 1352268 bytes, checksum: 11848d47da8c7b4d46285d68d57f92c6 (MD5) Previous issue date: 2019-05-10en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectDesenvolvimento sustentávelpt_BR
dc.subjectAgenda 2030pt_BR
dc.subjectObjetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)pt_BR
dc.subjectFórum Político de Alto Nível sobre Desenvolvimento Sustentável (HLPF)pt_BR
dc.subjectConvergência políticapt_BR
dc.subjectRelações internacionaispt_BR
dc.titleA Agenda 2030 enquanto fator de convergência política: uma análise das instituições domésticas para a implementação dos ODSpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Menezes, Henrique Zeferino de Menezes-
dc.description.resumoO presente trabalho tem como objetivo analisar se, além de um esforço global de determinar, por meio de seus objetivos, metas e indicadores quais os objetivos políticos e os resultados políticos esperados para os países no âmbito do desenvolvimento sustentável, a Agenda 2030 tem sido um parâmetro para a convergência política dos países em outros campos, como nos instrumentos políticos utilizados para a implementação de seus ODS. Para tal, estabelece-se um diálogo entre o debate acadêmico sobre convergência política e o debate a respeito dos aspectos da implementação dos ODS. Tendo como plano de fundo este diálogo, são analisadas as trajetórias e características institucionais presentes nos relatórios enviados pelos países ao Fórum Político de Alto Nível sobre Desenvolvimento Sustentável (HLPF), o qual tem como função acompanhar e revisar a implementação dos ODS, entre os anos de 2016 e 2018. Desta análise, conclui-se que é possível observar uma tendência entre os países, independentemente de seus respectivos níveis de IDH, a criação de instituições ou instâncias para lidar exclusivamente com alguma dimensão da implementação dos ODS em âmbito nacional. Ademais, predomina, neste grupo de países que criaram novas instituições ou instâncias, um modelo institucional com participação de atores não governamentais e de membros do alto escalão do governo. Portanto, a Agenda 2030 tem sido também um parâmetro para a convergência política no campo dos instrumentos políticos utilizados pelos países para a implementação de seus ODS.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentRelações Internacionaispt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::OUTROS::RELACOES INTERNACIONAISpt_BR
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Relações Internacionais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BLON06092019.pdf1,32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons