Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15633
Tipo: | TCC |
Título: | Uso do software virtual chemistry lab como recurso auxiliar no processo de ensino e aprendizagem de química. |
Autor(es): | Barbosa, Joseilton Rodrigues da Silva |
Primeiro Orientador: | Borges, Pericles de Farias |
Resumo: | No ensino de Química, as tecnologias têm sido um diferencial e um facilitador para aprendizagem, pois, além das aulas expositivas, os alunos podem trabalhar e ver estruturas moleculares, átomos, reações Químicas, entre outros. Durante muito tempo no ensino os professores utilizavam sempre o quadro e o pincel como o único meio de ministrar as suas aulas, de modo que os alunos ficavam sempre dispersos. O Virtual Chemistry Lab traz uma variedade de experimentos virtuais, onde as abordagens são usadas para familiarizar os educandos com técnicas de laboratório e procedimentos utilizados. Desta maneira este trabalho tem como objetivo analisar a contribuição do Software Virtual Chemistry Lab no processo de ensino e aprendizagem dos discentes. A metodologia desenvolveu-se em quatro etapa, na qual a primeira etapa consistiu em sondar como estava o conhecimento dos alunos sobre o conteúdo de ácidos e bases através do método Brainstorming, a segunda etapa exigiu a explanação do conteúdo de forma mais aprofundada, a terceira etapa fez-se necessário uma divisão de dois grupos para trabalharem a titulação HCL com NaOH, na qual um grupo trabalhou com o software e outro através da lousa; e na quarta etapa foi realizado aplicação de um questionário. Assim, o questionário tinha oito questões, com quatro perguntas sobre o conteúdo de ácidos e bases e quatro sobre o software Virtual Chemistry Lab. Os resultados obtidos evidenciaram que os alunos, que utilizaram o software, compreenderam melhor o conteúdo, corroborando, assim, a eficácia do uso das tecnologias como facilitador no processo de ensino – aprendizagem. |
Abstract: | In teaching Chemistry, technologies have been a differential and a facilitator for learning, because in addition to the lectures, students can work and see molecular structures, atoms, chemical reactions, among others. For a long time in teaching, teachers always used the picture and the brush as the only means of teaching their classes, so that the students were always dispersed. The Virtual Chemistry Lab brings a variety of virtual experiments, where approaches are used to familiarize learners with laboratory techniques and procedures used. In this way this work aims to analyze the contribution of Virtual Chemistry Lab Software in the process of teaching and learning of students. The methodology was developed in four stages, in which the first stage consisted of probing the knowledge of the students about the content of acids and bases through the Brainstorming method, the second step required the explanation of the content in more depth, the third stage it was necessary to divide two groups to work titration HCL with NaOH, in which one group worked with the software and another through the blackboard; and in the fourth stage a questionnaire was applied. Thus, the questionnaire had eight questions, with four questions on the content of acids and bases and four on Virtual Chemistry Lab software. The results showed that the students who used the software understood the content better, thus corroborating the effectiveness of the use of technologies as a facilitator in the teaching - learning process. |
Palavras-chave: | Tecnologia Ensino de quimica Ensino Aprendizagem |
CNPq: | CNPQ: QUIMICA E FÍSICA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Química e Física |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15633 |
Data do documento: | 20-Nov-2018 |
Aparece nas coleções: | TCC - Química - CCA |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
JRSB10092019.pdf | 1,34 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons