Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15710
metadata.dc.type: TCC
Title: Inovação em serviços: proposta de aplicação no programa empreender Bananeiras
metadata.dc.creator: Santos, Ana Lúcia Maia dos
metadata.dc.contributor.advisor1: Almeida, Milene Felix de
metadata.dc.description.resumo: O objetivo desta pesquisa é analisar os serviços atualmente desenvolvidos pelo Programa Empreender Bananeiras com a finalidade de propor melhorias incrementais ou o desenvolvimento de novos serviços que sejam aplicáveis à realidade da instituição. A Inovação em Serviços, especificamente a abordagem integradora, fornece o principal suporte teórico à pesquisa. Do ponto de vista metodológico, a pesquisa caracteriza-se como descritiva, qualitativa e estudo de campo. Os dados foram coletados por meio de entrevistas com coordenador do Programa, colaboradores e beneficiários, também foram levantados documentos e realizadas observações para subsidiar as análises. Os resultados da pesquisa permitiram identificar todas as fases do serviço fornecido e a forma como usuário e provedor interagiam. Evidenciaram-se problemas relacionados ao modo como as etapas do serviço são conduzidas, especialmente nas fases de elaboração do Plano de Negócios, Orientações e Pós-crédito. Ainda assim, verificou-se que todas as etapas são realizadas com pouca participação do usuário no serviço, e isso penaliza a captação das competências destes agentes. Com base nisso, foi elaborada uma proposta de reconfiguração das etapas do serviço de modo a envolver o empreendedor em todas as fases da concessão ao microcrédito, potencializando a captação das competências do cliente e do provedor em direção à inovação do serviço. A proposta é elaborada em base em cinco estratégias a serem adotadas para gerar inovação em serviços: a cocriação de valor, melhoria de marca, parceira, oferta de plataforma e destruição criativa.
Abstract: The objective of this research is to analyze the services currently developed by the Empreender Bananeiras Program with the purpose of proposing incremental improvements or the development of new services that are applicable to the reality of the institution. Service Innovation, specifically the integrative approach, provides the main theoretical support for research. From the methodological point of view, the research is characterized as descriptive, qualitative and field study. The data were collected through interviews with program coordinator, collaborators and beneficiaries, documents were also collected and observations were made to support the analyzes. The search results allowed you to identify all phases of the service provided and how the user and provider interacted. Problems related to how the service stages are conducted, especially in the phases of preparation of the Business Plan, Orientations and Post-credit have been evidenced. Nevertheless, it was verified that all steps are performed with little user participation in the service, and this penalizes the capture of the skills of these agents. Based on this, a proposal was made to reconfigure the service stages in order to involve the entrepreneur in all phases of the microcredit concession, enhancing the capture of the client's and provider's competencies towards service innovation. The proposal is based on five strategies to be adopted to generate innovation in services: value creation, brand improvement, partnership, platform offer and creative destruction.
Keywords: Inovação em Serviço
Estratégias
Empreender
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Administração
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15710
Issue Date: 5-Jun-2019
Appears in Collections:TCC - Administração - CCHSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ALMS13092019.pdf1,35 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons