Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15731
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCosta, Theones de Azevedo-
dc.date.accessioned2019-09-16T22:21:09Z-
dc.date.available2019-06-07-
dc.date.available2019-09-16T22:21:09Z-
dc.date.issued2019-06-05-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15731-
dc.description.abstractThe objective of this work was to investigate the research groups in the Northeast region of Brazil wich contribute to the development of marketing. The research data were collected in the Research Directory of the National Council for Scientific and Technological Development (CNPq), an agency of the Ministry of Science, Technology, Innovation and Communications (MCTIC), using as reference the influence of universities for the production of knowledge, and the advancement of marketing. From the methodological standpoint the research is bibliographical and documentary of character descriptive. Through the study it was possible to verify that communication marketing and tourism represent the most studied segments in the lines of research developed by the groups in the region, and the states of Paraíba, Bahia and Ceará are the largest contributors of the Northeast for the marketing area. Keywords: Research Groups. Scientific production. Marketing. Northeastpt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Laís Santos (laisemanuely@cchsa.ufpb.br) on 2019-09-16T22:21:09Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) TAC16092019.pdf: 1441732 bytes, checksum: ea4fab991f1918ea85e6f46875251a84 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-09-16T22:21:09Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 811 bytes, checksum: e39d27027a6cc9cb039ad269a5db8e34 (MD5) TAC16092019.pdf: 1441732 bytes, checksum: ea4fab991f1918ea85e6f46875251a84 (MD5) Previous issue date: 2019-06-05en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectGrupos de Pesquisapt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectProdução Científicapt_BR
dc.subjectNordestept_BR
dc.titleContribuições do Nordeste brasileiro para a área do marketing: um estudo a partir do diretório de grupos de pesquisa CNPqpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Arruda, Danilo Raimundo de-
dc.description.resumoO objetivo do trabalho foi investigar os grupos de pesquisa da região Nordeste do Brasil que contribuem para o desenvolvimento do marketing. Os dados da pesquisa foram coletados no Diretório de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), agência do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), utilizando de referencial a influência das universidades para a produção de conhecimento, e os avanços da área do marketing. Do ponto de vista metodológico a investigação é bibliográfica e documental de caráter descritivo. Através do estudo foi possível verificar que o marketing de comunicação e o turismo representam os segmentos mais estudados nas linhas de pesquisa desenvolvidas pelos grupos da região, e que os estados da Paraíba, Bahia e Ceará são os maiores contribuintes do Nordeste para a área do marketing.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentAdministraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Administração - CCHSA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TAC16092019.pdf1,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons