Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15742| Tipo: | TCC |
| Título: | Sistema de gestão da qualidade na perspectiva da acessibilidade em edificações: estudo de caso em unidades escolares do município de Sertãozinho - PB |
| Autor(es): | Santos, Alisson Alan Barbosa dos |
| Primeiro Orientador: | Nascimento, José Mancinelli Lêdo do |
| Resumo: | O referido trabalho tem como tema a Gestão da Qualidade sob a perspectiva da acessibilidade em edificações, mais precisamente nas unidades escolares do munícipio de Sertãozinho-PB, e objetivou identificar o nível de acessibilidade das edificações das escolas públicas pesquisadas, verificar se as mesmas atendem a critérios de acessibilidades orientados pelas normas e leis vigentes que abordam o assunto, o ambiente escolar sofreu várias mudanças ao longo dos anos com a adaptação e inclusão de portadores com deficiência e isso despertou o interesse em realizar a pesquisa, o método de pesquisa que foi aplicado foi qualitativo e quantitativo com aplicação de questionários para identificar a percepção dos pesquisados (diretores, professores, funcionários e demais funções encontradas nas unidades) acerca da acessibilidade distribuídas em variáveis que abordaram a estrutura, equipamentos e leis e normas vigentes, e também foi usado o método a verificação in loconas unidades pesquisadas com o fim de mensurar critérios de acessibilidade, ambos os métodos foram aplicados nas 13 unidades municipais de ensino, após os resultados e a análise de dados foi possível constatar que as unidades pesquisadas não atendem a critérios de acessibilidade orientados por padrões da NBR 9050, por isso as unidades não oferecem equipamentos e estrutura ideal para portadores de deficiência. |
| Abstract: | This work has the theme of Quality Management under the perspective of accessibility in buildings, more precisely in the school units of the Municipality of Sertãozinho-PB, and aimed to identify the level of accessibility of the buildings of the public schools surveyed, to verify if they attend to Accessibility criteria guided by current norms and laws that address the subject, the school environment has undergone several changes over the years with the adaptation and inclusion of disabled people and this has aroused interest in carrying out the research, the research method that was applied was qualitative and quantitative, with the application of questionnaires to identify the perception of the respondents (principals, teachers, employees and other functions found in the units) about the accessibility distributed in variables that approached the structure, equipment and current laws and regulations. on-site verification method in the units surveyed in order to measure accessibility criteria, both methods were applied in the 13 municipal units of education, after the results and the data analysis it was possible to verify that the units surveyed do not meet accessibility criteria guided by NBR standards 9050, so the units do not offer equipment and structure ideal for the disabled. |
| Palavras-chave: | Acessibilidade Unidades escolares Qualidade |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Administração |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15742 |
| Data do documento: | 5-Jun-2019 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Administração - CCHSA |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| AABS17092019.pdf | 1,45 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
