Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15742
Tipo: TCC
Título: Sistema de gestão da qualidade na perspectiva da acessibilidade em edificações: estudo de caso em unidades escolares do município de Sertãozinho - PB
Autor(es): Santos, Alisson Alan Barbosa dos
Primeiro Orientador: Nascimento, José Mancinelli Lêdo do
Resumo: O referido trabalho tem como tema a Gestão da Qualidade sob a perspectiva da acessibilidade em edificações, mais precisamente nas unidades escolares do munícipio de Sertãozinho-PB, e objetivou identificar o nível de acessibilidade das edificações das escolas públicas pesquisadas, verificar se as mesmas atendem a critérios de acessibilidades orientados pelas normas e leis vigentes que abordam o assunto, o ambiente escolar sofreu várias mudanças ao longo dos anos com a adaptação e inclusão de portadores com deficiência e isso despertou o interesse em realizar a pesquisa, o método de pesquisa que foi aplicado foi qualitativo e quantitativo com aplicação de questionários para identificar a percepção dos pesquisados (diretores, professores, funcionários e demais funções encontradas nas unidades) acerca da acessibilidade distribuídas em variáveis que abordaram a estrutura, equipamentos e leis e normas vigentes, e também foi usado o método a verificação in loconas unidades pesquisadas com o fim de mensurar critérios de acessibilidade, ambos os métodos foram aplicados nas 13 unidades municipais de ensino, após os resultados e a análise de dados foi possível constatar que as unidades pesquisadas não atendem a critérios de acessibilidade orientados por padrões da NBR 9050, por isso as unidades não oferecem equipamentos e estrutura ideal para portadores de deficiência.
Abstract: This work has the theme of Quality Management under the perspective of accessibility in buildings, more precisely in the school units of the Municipality of Sertãozinho-PB, and aimed to identify the level of accessibility of the buildings of the public schools surveyed, to verify if they attend to Accessibility criteria guided by current norms and laws that address the subject, the school environment has undergone several changes over the years with the adaptation and inclusion of disabled people and this has aroused interest in carrying out the research, the research method that was applied was qualitative and quantitative, with the application of questionnaires to identify the perception of the respondents (principals, teachers, employees and other functions found in the units) about the accessibility distributed in variables that approached the structure, equipment and current laws and regulations. on-site verification method in the units surveyed in order to measure accessibility criteria, both methods were applied in the 13 municipal units of education, after the results and the data analysis it was possible to verify that the units surveyed do not meet accessibility criteria guided by NBR standards 9050, so the units do not offer equipment and structure ideal for the disabled.
Palavras-chave: Acessibilidade
Unidades escolares
Qualidade
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Administração
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15742
Data do documento: 5-Jun-2019
Aparece nas coleções:TCC - Administração - CCHSA

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AABS17092019.pdf1,45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons