Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15760
Tipo: TCC
Título: O potencial de LA para o moodle do curso de licenciatura em computação: um estudo de caso
Autor(es): Moreira, Salviano Gonçalves
Primeiro Orientador: Silva, Danielle Rousy Dias da
Resumo: Este trabalho apresenta um estudo de caso do potencial de LA (Learning Analytics), para o ambiente Moodle no Curso de Licenciatura em Computação, modalidade à distância, especificamente nas disciplinas de Introdução à Programação e Matemática Elementar, incentivado pelo alto índice de retenção e reprovação dessas disciplinas. Procurou-se a observação e consequente comprovação/contestação da aprendizagem desenvolvida. Procurando determinar os motivos da dificuldade de aprendizagem no processo ensino-aprendizagem aplicado e a contribuição positiva que a Analítica da Aprendizagem poderia oferecer para reverter tal quadro e favorecer o ganho de desempenho no ensino-aprendizagem. Discutiu-se a contribuição dos recursos de LA disponibilizados pela plataforma Moodle e ferramentas que possam ser agregadas visando à melhoria do processo ensino aprendizagem.
Abstract: This work presents a study of case of the potential of LA (Learning Analytics), for the atmosphere Moodle in the Course of Degree in Computation, modality the distance, specifically in the disciplines of Introduction to the Programming and Matemática Element, motivated for the high retention index and disapproval of those disciplines. It was sought the observation and consequent proof / reply of the developed learning. Trying to determine the reasons of the learning difficulty in the process teaching-learning applied and the positive contribution that the Analytical of the Learning could offer to revert such picture and to favor the acting earnings in the teaching-learning. The contribution of the resources of LA was discussed made available for the platform Moodle and tools that can be joined the east seeking the improvement of the process teaching learning.
Palavras-chave: Aprendizagem analítica
Moodle
Aprendizagem
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Informática
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15760
Data do documento: 19-Jun-2018
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Computação à Distancia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SGM04102018.pdf1,1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons