Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15781
metadata.dc.type: TCC
Title: Caso para ensino? enfrentar, abandonar ou permanecer - dilemas de carreira
metadata.dc.creator: Oliveira, Joseane Silva de
metadata.dc.contributor.advisor1: Diniz, Luciene Laranjeira
metadata.dc.description.resumo: O caso tem por objetivo proporcionar o debate e a reflexão da construção de uma carreira no contexto atual das organizações, a importância de suas atribuições (enquanto indivíduo) e promover estratégias para elaboração de um projeto de carreira com intuito de oferecer suporte às disciplinas de Gestão Estratégica, Gestão Humana: Administração de Pessoas I, Administração de Pessoas II e Seminários Específicos: Orientação de Carreira. Manuela era uma jovem cheia de sonhos que almejava sucesso em sua carreira profissional e desde cedo buscou meios para sua profissionalização, mesmo de forma desordenada e sem identificação. Ao concluir o ensino médio tentou o ingresso em Universidade Pública, mas não obteve êxito, logo então, buscou outro caminho decidindo se profissionalizar em um curso técnico, passando um período da sua vida dedicada a este segmento, mas não conseguiu concluir à formação. Havia muita falta de planejamento em seus objetivos e sua carreira foi acontecendo conforme ela achava que se identificava com alguma atividade. Foi então que ela conseguiu uma oportunidade de emprego formal e preferiu priorizar o trabalho naquele momento. Sempre buscando meios de qualificação, resolveu se qualificar na área que desempenhava as suas funções, mas com o passar do tempo se deparou com diversos fatores que impediram o seu crescimento profissional, consequentemente se fazendo necessária a reflexão sobre suas escolhas, havendo muitos conflitos que a obrigava a repensar e redesenhar sua carreira na tentativa de buscar soluções para aquele dilema.
Abstract: The purpose of the case is to provide the debate and the reflection of the construction of a career in the current context of the organizations, the importance of their attributions (as an individual) and to promote strategies for the elaboration of a career project in order to support the disciplines of Management Strategic, Human Management: People Management I, People Management II and Specific Seminars: Career Guidance. Manuela was a young woman full of dreams who wanted success in her professional career and from an early age sought means for her professionalization, even in a disorderly and unidentified way. When he finished high school, he tried to join the Public University, but he did not succeed, so he sought another way by deciding to become a professional in a technical course, spending a period of his life dedicated to this segment, but could not finish the training. There was a lot of planning in her goals and her career was going on as she thought she identified with some activity. It was then that she got a formal job opportunity and preferred to prioritize work at that time. Always looking for means of qualification, he decided to qualify in the area that performed his functions, but over time he was faced with several factors that impeded his professional growth, consequently it became necessary to reflect on his choices, there being many conflicts that the forced him to rethink and redesign his career in an attempt to find solutions to that dilemma.
Keywords: Planejamento
Dilema
Carreira
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Administração
metadata.dc.rights: Acesso aberto
Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15781
Issue Date: 10-Jun-2019
Appears in Collections:TCC - Administração - CCHSA

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
JSO19092019.pdf445,14 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons