Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15789
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCosta, Izaura Lopes de Almeida Rocha-
dc.date.accessioned2019-09-19T19:17:09Z-
dc.date.available2019-05-09-
dc.date.available2019-09-19T19:17:09Z-
dc.date.issued2019-04-24-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15789-
dc.description.abstractThe objective of This work is to analyze the level of financial education of elementary school children in some schools in the Banking and Castelo Branco districts of João Pessoa-PB. Using the questionnaire application, comprising two blocks A and B. Block A, verifies the level of understanding of the students in three institutions (a, B and C), being a private (a), a municipal (B) and a state, which were divided into two types , being a Type 1 questionnaire: With students from the 3rd and 4th grades of elementary School and type 2 questionnaire: With students from the 5th and 6th grade of elementary School. Block B is comprised of interviews conducted with The pedagogical coordinator of each institution. The research is exploratory and has a total sample of 266 questionnaires applied, being 114 applied with students of 3rd and 4th grade of elementary School and 152 with students of the 5th and 6th grade of elementary school, and interviews with pedagogical coordinators held in the month March 2019. From the analysis of the results, it was found that a great part of the students, from the schools analyzed have a notion of financial education, especially with regard to essential and superfluous goods, notion of products with high and low prices, comprise the shared and use of Piggy bank and are able to realize that, with difficulties, simple problems of mathematics, but it is perceived that, students from school A at levels 5 and 6 years, show better performance on questions that involve calculations in relation to schools B and C. However, about the concept of money, students need to improve the level of knowledge associated with financial education in schools A, B and C. . In addition, the interviews with the pedagogical coordinators generally claim that the subject is very complex and that it requires an improvement of the theoretical and practical contents with the teachers in order to give the subject in the classroom with more security. In this context, it is suggested the insertion of this practice from the infantile education in the schools to contribute in the formation of the future citizens.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by André Domingos da Silva (andredomingos@ccsa.ufpb.br) on 2019-09-19T19:17:09Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ILARC19092019.pdf: 681541 bytes, checksum: 2599e0347c93da078fb52db46d109ffa (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-09-19T19:17:09Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ILARC19092019.pdf: 681541 bytes, checksum: 2599e0347c93da078fb52db46d109ffa (MD5) Previous issue date: 2019-04-24en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação financeirapt_BR
dc.subjectFinanças pessoaispt_BR
dc.subjectOrçamento pessoalpt_BR
dc.subjectCiências Contábeispt_BR
dc.titleUm estudo acerca da abordagem da educação financeira infantil em escolas do município de João Pessoa - PBpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Correia, Thamirys de Souza-
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo analisar o nível de educação financeira de crianças de ensino fundamental em algumas escolas dos bairros Bancários e Castelo Branco em João Pessoa-PB. Para tanto, utilizou-se da aplicação de questionário, que compõe dois blocos A e B. O bloco A, verificou o nível de entendimento dos alunos em três instituições (A, B e C), sendo uma particular (A), uma municipal (B) e uma estadual (C), os quais foram divididos em dois tipos, sendo questionário tipo 1: com alunos do 3º e 4º ano do ensino fundamental e questionário tipo 2: com alunos do 5º e 6º ano do ensino fundamental. O bloco B foi formado por entrevistas realizadas com coordenador pedagógico de cada instituição. A pesquisa é exploratória e conta com uma amostra total de 266 questionários aplicados, sendo 114 aplicados com alunos do 3º e 4º ano do ensino fundamental e 152 com alunos do 5º e 6º ano do ensino fundamental, e entrevistas com coordenadores pedagógicos realizada no mês de março de 2019. A partir da análise dos resultados, verificou-se que boa parte dos alunos, das escolas analisadas tem noção de educação financeira, sobretudo no que se refere a bens essenciais e supérfluos, noção de produtos com preços altos e baixos, compreendem a serventia e uso de cofrinho e são capazes de realizar ainda que, com dificuldades, problemas simples de matemática, mas percebe-se que, os alunos da escola A dos níveis 5º e 6º ano, apresentam melhor desempenho acerca das questões que envolvem cálculos em relação às escolas B e C. Contudo, a cerca do conceito de dinheiro, os alunos precisam melhorar o nível de conhecimentos associados à educação financeira nas escolas A, B e C. Além disso, as entrevistas com os coordenadores pedagógicos, alegam de modo geral que o tema é muito complexo e que exige um aperfeiçoamento dos conteúdos teóricos e práticos junto aos docentes para assim ministrar o tema em sala de aula com mais segurança. Nesse contexto, sugere-se a inserção dessa prática a partir da educação infantil nas escolas para contribuir na formação dos futuros cidadãos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpt_BR
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ILARC19092019.pdf665,57 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons