Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15789| Tipo: | TCC |
| Título: | Um estudo acerca da abordagem da educação financeira infantil em escolas do município de João Pessoa - PB |
| Autor(es): | Costa, Izaura Lopes de Almeida Rocha |
| Primeiro Orientador: | Correia, Thamirys de Souza |
| Resumo: | Este trabalho tem como objetivo analisar o nível de educação financeira de crianças de ensino fundamental em algumas escolas dos bairros Bancários e Castelo Branco em João Pessoa-PB. Para tanto, utilizou-se da aplicação de questionário, que compõe dois blocos A e B. O bloco A, verificou o nível de entendimento dos alunos em três instituições (A, B e C), sendo uma particular (A), uma municipal (B) e uma estadual (C), os quais foram divididos em dois tipos, sendo questionário tipo 1: com alunos do 3º e 4º ano do ensino fundamental e questionário tipo 2: com alunos do 5º e 6º ano do ensino fundamental. O bloco B foi formado por entrevistas realizadas com coordenador pedagógico de cada instituição. A pesquisa é exploratória e conta com uma amostra total de 266 questionários aplicados, sendo 114 aplicados com alunos do 3º e 4º ano do ensino fundamental e 152 com alunos do 5º e 6º ano do ensino fundamental, e entrevistas com coordenadores pedagógicos realizada no mês de março de 2019. A partir da análise dos resultados, verificou-se que boa parte dos alunos, das escolas analisadas tem noção de educação financeira, sobretudo no que se refere a bens essenciais e supérfluos, noção de produtos com preços altos e baixos, compreendem a serventia e uso de cofrinho e são capazes de realizar ainda que, com dificuldades, problemas simples de matemática, mas percebe-se que, os alunos da escola A dos níveis 5º e 6º ano, apresentam melhor desempenho acerca das questões que envolvem cálculos em relação às escolas B e C. Contudo, a cerca do conceito de dinheiro, os alunos precisam melhorar o nível de conhecimentos associados à educação financeira nas escolas A, B e C. Além disso, as entrevistas com os coordenadores pedagógicos, alegam de modo geral que o tema é muito complexo e que exige um aperfeiçoamento dos conteúdos teóricos e práticos junto aos docentes para assim ministrar o tema em sala de aula com mais segurança. Nesse contexto, sugere-se a inserção dessa prática a partir da educação infantil nas escolas para contribuir na formação dos futuros cidadãos. |
| Abstract: | The objective of This work is to analyze the level of financial education of elementary school children in some schools in the Banking and Castelo Branco districts of João Pessoa-PB. Using the questionnaire application, comprising two blocks A and B. Block A, verifies the level of understanding of the students in three institutions (a, B and C), being a private (a), a municipal (B) and a state, which were divided into two types , being a Type 1 questionnaire: With students from the 3rd and 4th grades of elementary School and type 2 questionnaire: With students from the 5th and 6th grade of elementary School. Block B is comprised of interviews conducted with The pedagogical coordinator of each institution. The research is exploratory and has a total sample of 266 questionnaires applied, being 114 applied with students of 3rd and 4th grade of elementary School and 152 with students of the 5th and 6th grade of elementary school, and interviews with pedagogical coordinators held in the month March 2019. From the analysis of the results, it was found that a great part of the students, from the schools analyzed have a notion of financial education, especially with regard to essential and superfluous goods, notion of products with high and low prices, comprise the shared and use of Piggy bank and are able to realize that, with difficulties, simple problems of mathematics, but it is perceived that, students from school A at levels 5 and 6 years, show better performance on questions that involve calculations in relation to schools B and C. However, about the concept of money, students need to improve the level of knowledge associated with financial education in schools A, B and C. . In addition, the interviews with the pedagogical coordinators generally claim that the subject is very complex and that it requires an improvement of the theoretical and practical contents with the teachers in order to give the subject in the classroom with more security. In this context, it is suggested the insertion of this practice from the infantile education in the schools to contribute in the formation of the future citizens. |
| Palavras-chave: | Educação financeira Finanças pessoais Orçamento pessoal Ciências Contábeis |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Ciências Sociais Aplicadas |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15789 |
| Data do documento: | 24-Abr-2019 |
| Aparece nas coleções: | CCSA - TCC - Ciências Contábeis |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| ILARC19092019.pdf | 665,57 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
