Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15792
Tipo: TCC
Título: Ética profissional: evolução da visão do contador, após o início do exercício profissional
Autor(es): Andrade, Iara Carneiro de
Primeiro Orientador: Cavalcante, Paulo Roberto Nóbrega
Resumo: Este trabalho teve como objetivo mostrar a compreensão da ética profissional, sob a visão de estudantes e profissionais de ciências contábeis, verificando se há, após o início da conduta profissional, semelhanças ou dessemelhanças na percepção ética do individuo. Foram expostos os diversos conceitos de ética geral, ética profissional, mostrando a importância do código de ética para as profissões, inclusive para contabilidade. Ainda na fundamentação teórica foi abordada a contabilidade como uma necessidade para a sociedade e que a mesma só atingirá seus objetivos se exercida de maneira correta, utilizando de princípios e normas fundamentais. Em relação aos procedimentos metodológicos foi utilizada a pesquisa bibliográfica em literatura especifica contida em livros e artigos sobre o artigo proposto. Como instrumento de pesquisa foi elaborado um questionário composto por vinte questões sendo cinco referentes ao perfil do correspondente e as demais quinze referentes à compreensão sobre a ética profissional tendo como base o código de ética do profissional contador. O questionário foi aplicado para estudantes e profissionais, e teve seus resultados baseados na percepção ética individual. Aos colocar as respostas em tabelas e gráficos podemos concluir que a compreensão acerca da ética entre estudantes e profissionais da área não é mais semelhante que dessemelhante, porém podemos verificar que os estudantes são mais exigentes nas questões propostas que os profissionais atuantes no mercado.
Abstract: This paper aims to show the understanding of professional ethics, under the view of students and professionals in accounting sciences, verifying if there are similarities or dissimilarities in the ethical perception of the individual after the beginning of the professional conduct. The various concepts of general ethics and professional ethics were exposed, showing the importance of the code of ethics for the professions, including accounting. Still in the theoretical foundation was approached accounting as a necessity for society and that it only achieve its objectives if exercised in a correct way, using fundamental principles and norms. Regarding the methodological procedures, the bibliographical research was used in specific literature contained in books and articles on the proposed article. As a research instrument, a questionnaire was composed of twenty questions, five of which were related to the profile of the correspondent and the other fifteen referred to the understanding of professional ethics based on the professional's code of ethics. The questionnaire was applied to students and professionals, and had its results based on individual ethical perception. To put the answers in tables and graphs we can conclude that the understanding about the ethics between students and professionals of the area is not so divergent, however we can verify that the students are more demanding in the questions proposed than the professionals in the market.
Palavras-chave: Ética profissional
Código de ética
Código de Ética Profissional do Contador
Ciências Contábeis
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Sociais Aplicadas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15792
Data do documento: 23-Abr-2019
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Ciências Atuariais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ICA19092019.pdf1,02 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons