Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15797
Tipo: TCC
Título: ANÁLISE DOS PARÂMETROS DE IRREGULARIDADE LONGITUDINAL DE CICLOFAIXAS COM O USO DO EQUIPAMENTO MERLIN NA CIDADE DE JOÃO PESSOA - PB
Autor(es): SILVA, JOSÉ ÂNGELO RENNER DE AVELAR
Primeiro Orientador: Sousa, Pablo Brilhante de
Resumo: O Brasil, assim como muitos países mundo afora, tem enfrentado nos últimos tempos grandes problemas relacionados à questão da mobilidade urbana. É comum encontrar ruas congestionadas, transportes públicos e seus respectivos pontos de subida e descida de passageiros lotados, preços de passagem e de combustíveis muito altos, e muitos usuários insatisfeitos. Nesse difícil cenário de mobilidade, o transporte cicloviário tem sido utilizado e difundido como alternativa para melhorar as questões de locomoção das pessoas dentro de uma cidade. Para que essa melhoria ocorra, é necessário que a infraestrutura cicloviária forneça boas condições de segurança, trânsito e conforto para o usuário. Dentre as diversas patologias nos pavimentos, a irregularidade longitudinal é uma das que mais influenciam no que diz respeito ao conforto de tráfego do usuário. Para atestar a qualidade destas vias, existem alguns parâmetros que indicam o quão regular se encontra o pavimento da infraestrutura. O presente trabalho fez uma análise da qualidade do pavimento de alguns trechos de ciclofaixas na cidade de João Pessoa. Estes parâmetros foram calculados por meio de um método que utiliza a máquina MERLIN de medição de irregularidade de vias. Para cada trecho foi calculado o Índice de Irregularidade Internacional (IRI) e o Quociente de Irregularidade (QI), como também foi feita uma análise dos trechos estudados, visando identificar as possíveis causas das irregularidades longitudinais das ciclofaixas. Constatou-se que a drenagem pode influenciar na resistência do pavimento às solicitações, como também a presença de elementos de interferência entre veículos e a ciclofaixa (garagens, pontos de ônibus, estacionamentos, entradas de rua) influenciam no surgimento de irregularidades no pavimento de uma ciclofaixa
Abstract: Brazil, as well as many countries around the world, has recently faced major problems related to the issue of urban mobility. It is common to find crowded streets, public transport and their respective points of ascent and descent crowded passengers, ticket prices and fuels very high, and many users dissatisfied. In this difficult mobility scenario, bicycle transport has been used and diffused as an alternative to improve the locomotion of people within a city. For this improvement to occur, it is necessary that the bicycle infrastructure provides good conditions of safety, traffic and comfort for the user. Among the various pathologies in the pavements, longitudinal irregularity is one of the most influential in terms of the traffic comfort of the user. To attest the quality of these roads, there are some parameters that indicate how regular the infrastructure floor is. The present work made an analysis of the pavement quality of some segment of bike way in the city of João Pessoa. These parameters were calculated by a method using the MERLIN machine for measuring track irregularity. For each section, the International Irregularity Index (IRI) and Roughmess Quotient (IQ) were calculated, as well as an analysis of the stretches studied, in order to identify the possible causes of the longitudinal irregularities of the cycle ranges. It was verified that the drainage can influence the resistance of the pavement to the requests, as well as the presence of elements of interference between vehicles and the cycle path (garages, bus stops, parking lots, street entrances) influence the appearance of roughmess in the pavement of a cycle track
Palavras-chave: Mobilidade
Infraestrutura
CNPq: CNPQ::ENGENHARIAS::ENGENHARIA CIVIL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Engenharia Cívil e Ambiental
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15797
Data do documento: 13-Mai-2019
Aparece nas coleções:CT - TCC - Engenharia Civil e Ambiental

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JARAS13052019.pdf5,49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.