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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15804
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGouveia, Gustavo Gregório-
dc.date.accessioned2019-09-20T13:25:22Z-
dc.date.available2019-05-22-
dc.date.available2019-09-20T13:25:22Z-
dc.date.issued2019-05-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15804-
dc.description.abstractArquivo não possui abstractpt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rosangela Palmeira (rosangelapalmeira@yahoo.com.br) on 2019-09-20T13:25:22Z No. of bitstreams: 1 GGG23052019.pdf: 44223118 bytes, checksum: 77be96264c115860adf0627d77d84b03 (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectArquitetura escolarpt_BR
dc.titleESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA CARIRI EDUCAÇÃO DO CAMPO PARA A CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDOpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Vidal, Wylnna Carlos Lima-
dc.description.resumoO modelo educacional ofertado atualmente para a população do campo possui um grande distanciamento do que seria ideal para esse contexto, sendo iniciativas de Estado para a educação pensadas a partir da realidade da cidade, desconectadas com o contexto camponês. Isso favorece o já consolidado processo de êxodo rural da população jovem, que vai às cidades em busca de educação e trabalho, e na maior parte das vezes não retorna à sua comunidade de origem. O seguinte trabalho trata-se do anteprojeto da Escola Família Agrícola Cariri, em Juazeiro do Norte, Ceará. A EFA é um modelo de escola que oferece uma educação contextualizada através da aplicação de princípios da Educação do Campo a partir da Pedagogia da Alternância. A Escola oferece a formação no Ensino Fundamental II e Ensino Médio Integrado ao Técnico em Agropecuária, e possui instalações agroecológicas, de caráter educativo e que irão auxiliar na alimentação da própria escola. O objetivo da EFA, além de oferecer uma formação adequada para o contexto camponês, é mostrar ao homem do campo que é possível ter uma vida digna no campo, ao elevar sua autoestima e da sua comunidade, e incentivar a formação de uma visão de mundo crítica e histórica. O seguinte trabalho contempla essas relações e busca espacializar de maneira dinâmica o programa de necessidades da Escola, que é complexo, envolvendo uma série de ambientes de usos distintos em um mesmo espaço. O resultado é um projeto que propõe espaços educativos e de produção agroecológica apropriados para o contexto local, auxiliando a repensar as formas de se viver, aprender e ensinar no campo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentArquitetura e Urbanismopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMOpt_BR
Aparece nas coleções:CT - TCC - Arquitetura e Urbanismo

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