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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15804Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Gouveia, Gustavo Gregório | - |
| dc.date.accessioned | 2019-09-20T13:25:22Z | - |
| dc.date.available | 2019-05-22 | - |
| dc.date.available | 2019-09-20T13:25:22Z | - |
| dc.date.issued | 2019-05-14 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15804 | - |
| dc.description.abstract | Arquivo não possui abstract | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Rosangela Palmeira (rosangelapalmeira@yahoo.com.br) on 2019-09-20T13:25:22Z No. of bitstreams: 1 GGG23052019.pdf: 44223118 bytes, checksum: 77be96264c115860adf0627d77d84b03 (MD5) | en |
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| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.subject | Educação do campo | pt_BR |
| dc.subject | Arquitetura escolar | pt_BR |
| dc.title | ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA CARIRI EDUCAÇÃO DO CAMPO PARA A CONVIVÊNCIA COM O SEMIÁRIDO | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Vidal, Wylnna Carlos Lima | - |
| dc.description.resumo | O modelo educacional ofertado atualmente para a população do campo possui um grande distanciamento do que seria ideal para esse contexto, sendo iniciativas de Estado para a educação pensadas a partir da realidade da cidade, desconectadas com o contexto camponês. Isso favorece o já consolidado processo de êxodo rural da população jovem, que vai às cidades em busca de educação e trabalho, e na maior parte das vezes não retorna à sua comunidade de origem. O seguinte trabalho trata-se do anteprojeto da Escola Família Agrícola Cariri, em Juazeiro do Norte, Ceará. A EFA é um modelo de escola que oferece uma educação contextualizada através da aplicação de princípios da Educação do Campo a partir da Pedagogia da Alternância. A Escola oferece a formação no Ensino Fundamental II e Ensino Médio Integrado ao Técnico em Agropecuária, e possui instalações agroecológicas, de caráter educativo e que irão auxiliar na alimentação da própria escola. O objetivo da EFA, além de oferecer uma formação adequada para o contexto camponês, é mostrar ao homem do campo que é possível ter uma vida digna no campo, ao elevar sua autoestima e da sua comunidade, e incentivar a formação de uma visão de mundo crítica e histórica. O seguinte trabalho contempla essas relações e busca espacializar de maneira dinâmica o programa de necessidades da Escola, que é complexo, envolvendo uma série de ambientes de usos distintos em um mesmo espaço. O resultado é um projeto que propõe espaços educativos e de produção agroecológica apropriados para o contexto local, auxiliando a repensar as formas de se viver, aprender e ensinar no campo. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Arquitetura e Urbanismo | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMO | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | CT - TCC - Arquitetura e Urbanismo | |
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| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| GGG23052019.pdf | 43,19 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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