Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15826
Tipo: TCC
Título: Percepção dos discentes e egressos de IES pública e privada em relação às práticas das rotinas dos escritórios de contabilidade de João Pessoa-PB
Autor(es): Nascimento, Jucélia Fernanda Alves do
Primeiro Orientador: Araújo, Valdineide dos Santos
Resumo: Com as várias mudanças ocorridas na sociedade, os novos avanços tecnológicos, as novas exigências do mercado de trabalho, exige das IES que desenvolvam na formação dos futuros profissionais contábeis uma interação entre o ensino e as necessidades que o mercado precisa por meio de sua estrutura curricular. Nos escritórios de contabilidade tem-se uma alta demanda de práticas rotineiras que exige do profissional, conhecimento, habilidade, atitudes para desempenhar com competência seus serviços. Diante disso o objetivo deste estudo foi de investigar a percepção dos concluintes e egressos do curso de ciências contábeis das IES pública e privada sobre as rotinas dos escritórios de contabilidade de João Pessoa– PB. Essa pesquisa caracteriza-se como exploratória com abordagem qualitativa e descritiva com abordagem quantitativa, através de pesquisas bibliográficas e aplicação do questionário. A coleta de dados foi realizada com a utilização de questionário, dividido em três blocos de questões. O primeiro trata-se do perfil dos respondentes, o segundo sobre a sobre a percepção dos respondentes diante das rotinas de escritório de contabilidade na e o terceiro está relacionado as estruturas curriculares das IES na percepção dos respondentes em relação as exigências do mercado de trabalho, total da amostra foi de 144 respondentes. Os dados obtidos foram tabulados e apresentados mediante a utilização de tabelas. Quanto aos resultados demostram concordâncias com as assertivas questionadas, destacando que os respondentes concordam que ter experiência em rotinas de contabilidade eles adquirem na prática diária, habilidades, atitudes, competências de elaborar, interpretar situações, identificar e solucionar problemas, desenvolver em si raciocino crítico sobre mundo empresarial, e ambos os respondentes das IES concordam satisfatoriamente que a estrutura curricular lhe da base para uma ótima formação profissional para desempenho de suas funções no mercado exigente.
Abstract: With the many changes that have occurred in society, the new technological advances, the new demands of the labour market, demands of the IES¹ that they develop in the formation of future accounting professionals an interaction between education and the needs of the market needs through your curricular structure. Accounting offices have a high demand of routine practices that requires professional knowledge of, skill, attitudes to perform competently. Given that the aim of this study was to investigate the perceptions of seniors and graduates of the course of accounting of public and private institutions of higher education¹ on the routines of the accounting offices of João Pessoa – PB. This research is characterized as qualitative and descriptive approach exploratory with a quantitative approach, through bibliographical research and application of the questionnaire. The data were collected using a questionnaire, divided into three blocks of questions. The first deals with the profile of the respondents, the second about the about the perception of the respondents before the accounting office routines and the third is related to the curriculum structures of IES in the perception of the respondents regarding the requirements of the labour market, total sample was 144 respondents. The data obtained were tabulated and presented using tables. The results demonstrate concordances with the assertive questioned, noting that respondents agree that have experience in accounting routines they acquire in daily practice, skills, attitudes, develop skills, interpret situations, identify and solve problems, develop critical thinking in itself about the business world, and both the respondents of the IES agree satisfactorily that the curricular structure of base for a great professional training for performance of its functions in the demanding market.
Palavras-chave: Prática contábil
Ensino em Ciências Contábeis
Ciências Contábeis - estrutura curricular
Ciências Contábeis
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEIS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Sociais Aplicadas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15826
Data do documento: 30-Abr-2019
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JFAN20092019.pdf488,32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons