Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15835
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPontes, Kaliane Lima Queiroz de-
dc.date.accessioned2019-09-23T19:20:58Z-
dc.date.available2019-05-10-
dc.date.available2019-09-23T19:20:58Z-
dc.date.issued2019-04-24-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15835-
dc.description.abstractWith the expansion of access to the enrollment of students in Higher Education Institutions, through the creation of programs by the Federal Government in recent years, and of the vacancies offered by universities, the question arises of the students' actual conclusion of the course. This fact can be exacerbated by retention, a situation that a condition of excessive stay in the course by the students who continue with active bond in the university. In view of the context presented, the objective of research was to identify, the main causes of the retention phenomenon in the Course of Accounting Sciences in the UFPB, Campus I, from the optics of the student. The study of character descriptive, data was bibliographical and documentary research, with a predominantly qualitative approach. The research was composed of a questionnaire, with a sample of 220 students. The quantification of the data was done through simple statistical techniques (percentage). It was observed that the male gender predominates and that the population is relatively composed of young people. The results indicate that 42% of students will not graduate within the expected time frame of the course of Accounting Sciences, and the reproach of disciplines is the most important reason. Over 40% of students have dropped out of school at least once in the course. There are similarities in the results between the retention reasons indicated for failures / closure and abandonment of disciplines, revealing that these factors are directly related. Finally, as a way of expanding the study, it is important to comparing the causes faced by students that lead to retention in public and private educational institutions.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by André Domingos da Silva (andredomingos@ccsa.ufpb.br) on 2019-09-23T19:20:58Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) KLQP23092019.pdf: 964406 bytes, checksum: 84d462e405fcba7f23e38f1e031a69b3 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-09-23T19:20:58Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) KLQP23092019.pdf: 964406 bytes, checksum: 84d462e405fcba7f23e38f1e031a69b3 (MD5) Previous issue date: 2019-04-24en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectRetenção de alunospt_BR
dc.subjectEnsino superior em Ciências Contábeispt_BR
dc.subjectEnsino superior na Paraíbapt_BR
dc.subjectCiências Contábeispt_BR
dc.titleFormação de bacharéis em Ciências Contábeis pela Universidade Federal da Paraíba: estudo de características do fenômeno da retençãopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Araújo, Valdineide dos Santos-
dc.description.resumoCom a expansão do acesso ao ingresso de alunos nas Instituições de Ensino Superior, por meio da criação de programas pelo Governo Federal nos últimos anos, e diante da oferta de vagas pelas universidades, surge a questão da efetiva conclusão do curso por parte dos alunos. Este fato pode ser agravado pela retenção, situação que revela uma condição de permanência excessiva no curso pelos alunos que continuam com vínculo ativo na universidade. Considerando o contexto apresentado, o objetivo da pesquisa foi identificar, as principais causas do fenômeno da retenção no Curso de Ciências Contábeis na UFPB, Campus I, pela ótica do discente. O estudo de caráter descritivo, utilizou-se da pesquisa bibliográfica e documental, com abordagem predominantemente qualitativa. A pesquisa foi composta por um questionário, com uma amostra de 220 alunos. A quantificação dos dados se deu por meio de técnicas de estatística simples (percentual). Observou-se que predomina o gênero masculino e que a população é relativamente composta de pessoas jovens. Os resultados apontam que 42% dos alunos não se formarão no prazo previsto da estrutura do Curso de Ciências Contábeis, sendo a reprovação de disciplinas o motivo de maior destaque. Mais de 40% dos discentes já abandonaram alguma disciplina pelo menos uma vez no curso. Verifica-se semelhanças nos resultados entre os motivos de retenção apontados de reprovações/ trancamento e abandono de disciplinas, revelando que esses fatores estão diretamente relacionados. Por fim, como forma de ampliar o estudo é importante uma comparação entre as causas enfrentadas pelos discentes que levam a retenção nas instituições de ensino públicas e privadas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Sociais Aplicadaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::CIENCIAS CONTABEISpt_BR
Aparece nas coleções:CCSA - TCC - Ciências Contábeis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
KLQP23092019.pdf941,8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons