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Campo DCValorIdioma
dc.creatorMontes, Ricardo Carneiro-
dc.date.accessioned2017-06-05T15:04:02Z-
dc.date.available2016-12-16-
dc.date.available2017-06-05T15:04:02Z-
dc.date.issued2016-11-17-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1586-
dc.description.abstractThe science of Chemistry is linked to theories and experiments that not always the students are used to study. Faced with this problem, the ludic games, while being inserted as a didactic tool, work a stimulus to learning. This study aimed to collect data about the playful practice by chemistry teachers, as well as, to assess the inclusion of a set of chemical memory to high school students. The survey was conducted in the metropolitan area of João Pessoa in two stages. At the first stage, teachers were submitted to answer a questionnaire about the school where they worked and about the practice of playfulness in teaching Chemistry. In the second phase, students of the 1st, 2nd and 3rd years of high school were underwent to join a dynamic with a memory game and, soon after, answered a questionnaire about the experience with the playfulness at school and self-evaluation of the memory game applied. In analyzing the data, the teacher group mostly constituted by people between 20 to 30 years old, graduated in Chemistry Teaching degree, considered, mostly regular school structure for teaching chemistry. Also, most of them reported that recreational activities as laboratory experiments and electronic media are inserted, using computers and mobile applications. Teachers left exposed their unsatisfaction about the lack of playful exploration in academic education. They pointed out that the meetings and digital collection on the internet resources that might improve their continuing education. In the analysis of questionnaires of students, it was found that there is a positive vision of the school structural basis for the teaching of chemistry. The vast majority of students evaluated the game as great classification and as a game with regular level of difficulty. Also the students demonstrated, in wide majority, the desire to attend classes, using computers and educational games. It could be concluded that the playful activity is being developed in schools by teachers in an embryonic form, existing a need for curriculum more focused to the subject and that the chemical memory game can bept_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Josélia Silva (joseliabiblio@gmail.com) on 2017-06-05T15:04:02Z No. of bitstreams: 2 RCM05062017.pdf: 2367996 bytes, checksum: bbd67704a429ab51f54584a2fa6653ff (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-06-05T15:04:02Z (GMT). No. of bitstreams: 2 RCM05062017.pdf: 2367996 bytes, checksum: bbd67704a429ab51f54584a2fa6653ff (MD5) license_rdf: 0 bytes, checksum: d41d8cd98f00b204e9800998ecf8427e (MD5) Previous issue date: 2016-11-17en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEnsino de químicapt_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subjectJogos e recreações - Químicapt_BR
dc.titleJogos lúdicos no ensino de química: os desafios da prática escolar na disciplina de químicapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Weber, Karen Cacilda-
dc.description.resumoA ciência de Química está ligada a teorias e experimentações que nem sempre os alunos estão habituados a estudar. Diante dessa problemática, os jogos lúdicos ao serem inseridos, como uma ferramenta didática, funcionam como um estímulo ao aprendizado. Esse trabalho teve como objetivo levantar dados a respeito da prática do lúdico pelos professores de química, como também, avaliar a inserção de um jogo de memória químico em alunos do ensino médio. A pesquisa foi realizada na região metropolitana de João Pessoa em dois momentos. No primeiro momento, os professores foram responderam a um questionário sobre assuntos relacionados à escola onde trabalhavam e relacionados sobre a prática da ludicidade no ensino de Química. No segundo momento, alunos do 1º, 2º e 3º ano do ensino médio se submeteram a participar de uma dinâmica com um jogo de memória e, logo depois, responderam um questionário de assuntos sobre a experiência com o lúdico e autoavaliação do jogo de memória aplicado. Na análise dos dados, os professores, composto majoritariamente de pessoas entre 20-30 anos, formados em Química licenciatura, consideraram, em sua maioria, a estrutura escolar regular para o ensino de Química. Também a maioria relatou que são inseridas atividades lúdicas por experimentos laboratoriais e por meios eletrônicos, como computadores e aplicativos de celular. Os professores deixaram expostos sua insatisfação sobre a falta de exploração do lúdico na formação acadêmica. Os mesmos destacaram que os congressos e o acervo do tema na internet seriam recursos que melhorariam a sua formação continuada. Na análise dos questionários dos alunos, verificou-se que existe uma visão positiva a respeito da escola para o ensino de química. A grande maioria dos alunos avaliou o jogo como ótimo e com um nível de dificuldade regular. Também demostraram, em grande maioria, o desejo de aulas que tivessem mais ludicidade, utilizando computadores e jogos lúdicos. Pode-se concluir que a atividade lúdica está sendo desenvolvida nas escolas pelos professores em um formato embrionário, havendo uma necessidade de uma grade curricular mais voltada ao tema e que o jogo de memória químico pode ser aplicado nas três séries do ensino médio.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentQuímicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
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dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
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