Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15934
Tipo: TCC
Título: Influência do uso de recursos didáticos no ensino de Biologia em uma escola da rede pública de João Pessoa
Autor(es): Melo, Laís Amaro de
Primeiro Orientador: Zárate, Eliete Lima de Paula
Primeiro Coorientador: Paiva , Yen Galdino
Resumo: Sabendo da dificuldade que existe hoje no ensino de Biologia, há uma grande necessidade de aprimoramento dos métodos que serão utilizados em sala de aula, visando assim aliviar alguns problemas e contratempos na relação ensino-aprendizagem. O presente trabalho teve como objetivo diagnosticar a percepção de professores de Biologia e alunos do ensino médio sobre a importância do uso de recursos didáticos em sala de aula. Para o desenvolvimento desse trabalho foi utilizada a pesquisa quali-quantitativa e bibliográfica com aplicação de questionários para professores e alunos da EEEFM Professora Antônia Rangel de Farias a fim de verificar quais recursos estão disponíveis na escola e quais são mais utilizados nas aulas de Biologia. Foi levantado que na escola dispõe de poucos recursos didáticos e que os docentes usam o pouco que a instituição oferece. Foi possível constatar que o ensino tradicional ainda é muito frequente, apesar dos esforços da docente para tornar suas aulas mais interativas e que, mesmo com a falta de materiais disponíveis, a mesma tenta inovar em suas aulas. As aulas práticas de Ciências e Biologia são um recurso que proporciona grandes espaços para que o aluno seja atuante, construtor do próprio conhecimento, descobrindo que a ciência é mais do que mero aprendizado de fatos. Através de aulas práticas o aluno aprende a interagir com as suas próprias dúvidas, chegando a conclusões, à aplicação dos conhecimentos por ele obtidos, tornando-se agente do seu aprendizado. Apesar de a maioria dos alunos não responderem adequadamente o que são recursos didáticos, os mesmos afirmaram que a docente já havia utilizado alguns desses recursos como modelos didáticos, experimentos, portfólio, confecção de cartazes e vídeos e que tais recursos contribuíram para o processo de ensino-aprendizagem. Dessa forma, percebe-se a grande importância do uso de recursos didáticos não apenas no ensino de Biologia, mas também para a formação de estudantes capazes de participar ativamente da construção do seu próprio conhecimento.
Abstract: Knowing the difficulty educators face today in teaching biology to high school students, there is a great need to improve the teaching methods used in the classroom. Doing so will eliminate some of the problems and setbacks of current teaching/learning relationships, improving student’s ability to learn the material. The purpose of this study was to assess the perceptions of both biology teachers and students about the importance of using didactic resources in the classroom. Qualitative and bibliographical research was conducted through questionnaires issued to the teachers and students of the Antonia Rangel de Farias school in order to see what resources were available at the school and which ones were most commonly used for teaching Biology. These made it possible to recognize the relationship between available resources and those actually being used at school. It was pointed out that in school there are few didactic resources, and that teachers use what little the institution has to offer. It was possible to verify that the traditional teaching methods are still clearly used on a regular basis in schools. The practical classes of science and biology provide great opportunities for interactive learning so the students can expand their knowledge, discovering that science is more than just learning mere facts. Through practical classes the student will learn to interact with their own doubts, reach conclusions, and apply the knowledge gained, becoming the agents of their own learning.
Palavras-chave: Recursos didáticos
Ensino-aprendizagem em Biologia
Biologia - Metodologia do ensino
CNPq: CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Biológicas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15934
Data do documento: 16-Mai-2019
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Biológicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LAM01102019.pdf1,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.