Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15942
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCunha, Fabiano Silva da-
dc.date.accessioned2019-10-01T14:36:42Z-
dc.date.available2019-10-01-
dc.date.available2019-10-01T14:36:42Z-
dc.date.issued2019-03-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15942-
dc.description.abstractWith a patrimony of a model of the State of Paraíba of almost five meters in length and several other didactic resources available to the university and community access, the Laboratory and Workshop of Geography of Paraíba (LOGEPA) constitutes a space for the strengthening of geographic education. In this research, we sought to understand the contributions of the extension project '' From the Coast to the Sertão: Society and Nature in Paraíba '', held at LOGEPA, in the I campus of the Federal University of Paraíba, in 2018. The project’s main goal was to comprehend the contributions of the extension project in the foundation the of Geography teachers. This is a qualitative work, in which we use participant research. For this type of research the researcher's participation also contributes to the analysis of the effectiveness of the educational practices carried out in the geographic education workshops, and a better understanding of our practices. We conducted a semistructured interview with 3 participants from the Geography course and 1 participant from the Pedagogy course, where it was recorded and then transcribed for analysis and contextualization of the contributions of the project ''From the Coast to the Sertão: Society and Nature in Paraíba''. In contextualizing the answers obtained, based on authors who study the university extension, we consider that the exchange of knowledge contributes in the approximation between, school, community and university, strengthening the relation, theory and practice. Therefore these activities help these participants to be more autonomous in their teacher training, overcoming some current challenges.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Josélia Silva (joseliabiblio@gmail.com) on 2019-10-01T14:36:42Z No. of bitstreams: 1 FSC01102019.pdf: 1679982 bytes, checksum: 1902c07dd93909713d2c92e315fb8be5 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-10-01T14:36:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 FSC01102019.pdf: 1679982 bytes, checksum: 1902c07dd93909713d2c92e315fb8be5 (MD5) Previous issue date: 2019-03-25en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEducação geográficapt_BR
dc.subjectProjeto de extensãopt_BR
dc.subjectFormação em professorpt_BR
dc.subjectPráticas educativaspt_BR
dc.titleA extensão do LOGEPA e suas contribuições na formação em professor de Geografiapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Pinheiro, Antonio Carlos-
dc.description.resumoCom um patrimônio de uma maquete do Estado da Paraíba de quase cinco metros de comprimento e vários outros recursos didáticos disponíveis ao acesso universitário e comunitário, o Laboratório e Oficina de Geografia da Paraíba (LOGEPA) constitui um espaço para o fortalecimento da educação geográfica. Nessa pesquisa buscamos compreender as contribuições do projeto de extensão ‘’Do Litoral ao Sertão: Sociedade e Natureza na Paraíba’’ realizado no LOGEPA, no campus I da Universidade Federal da Paraíba, do ano de 2018. Apresentando como objetivo geral compreender as contribuições através desse projeto na formação inicial em professor de Geografia. O trabalho é de caráter qualitativo, no qual utilizamos a pesquisa participante. Para esse tipo de pesquisa a participação do pesquisador também contribui na análise da eficácia das práticas educativas realizadas nas oficinas de educação geográfica, e uma melhor compreensão de nossas práticas. Realizamos uma entrevista semiestruturada, com 3 participantes, do curso de Geografia e 1 participante, do curso de Pedagogia, onde a mesma foi filmada e depois transcrita para análise e contextualização das contribuições do projeto ‘’Do Litoral ao Sertão: Sociedade e Natureza na Paraíba’’. Ao contextualizar as respostas obtidas, com base em autores que estudam a extensão universitária, consideramos que a troca de conhecimentos contribui na aproximação entre, escola, comunidade e universidade, fortalecendo a relação, teoria e prática. Logo essas atividades ajudam esses participantes terem mais autonomia na sua formação em professor, superando alguns desafios ainda existentes na atualidade.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentGeociênciaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Geografia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FSC01102019.pdf1,64 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.