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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15985
Tipo: | TCC |
Título: | Gestão escolar: desafio em administrar uma escola municipal de educação fundamental em João Pessoa-PB |
Autor(es): | Silva, Thatiane de Oliveira da |
Primeiro Orientador: | Silva, Suelle Cariele da Souza e |
Resumo: | A educação é um direito social garantido pela Constituição Federal de 1988 e, suas diretrizes e bases estão estabelecidas na Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Dispõe às unidades escolares públicas de educação básica graus de autonomia pedagógica, administrativa e gestão financeira, observadas as normas gerais de direito financeiro público. A educação básica é de responsabilidade dos municípios. As escolas do município de João Pessoa dispõem de dois diretores escolares (um administrativo e outro pedagógico), para tratar dos assuntos educacionais, administrar as verbas destinadas às escolas. O presente artigo tecnológico tem como objetivo identificar os problemas de gestão administrativa de uma escola municipal na cidade de João Pessoa, bem como implementar soluções práticas para o contexto investigado. A percepção da necessidade em implantar alguns princípios e técnicas da administração nas escolas municipais, principalmente, na área administrativa, após a vivência no ambiente interno das instituições, foi evidente, tendo em vista a falta de estrutura (física e pessoal) apresentada e, diversos problemas como comunicação, gestão por processos, relacionamento interpessoal e estresse. A metodologia aplicada para identificação dos problemas encontrados no cotidiano escolar foi a observação participante que constitui na inserção do pesquisador no campo em estudo. As contribuições não se findam na apresentação deste artigo. Sugere-se a elaboração de um manual de procedimentos padrão, para que as secretarias da escola possam padronizar suas atividades, bem como a realização de treinamentos condicionados às realidades vividas nos atendimentos ao usuário. Outra sugestão de melhoria seria a adaptação do SCE para novas funcionalidades, a exemplo da implantação de diários eletrônicos, que proporcionariam comodidade aos professores para registrar as aulas e lançar as notas e frequência dos alunos no sistema, permitindo a rapidez na geração de relatórios, como também a agilidade na transferência de alunos, pois o histórico seria emitido pelo próprio sistema. |
Abstract: | Education is a social right guaranteed by the Federal Constitution of 1988 and its guidelines and bases are established in Law No. 9,394 of December 20, 1996. It provides public school units of basic education with degrees of pedagogical, administrative and financial management autonomy, observing the general rules of public financial law. Basic education is the responsibility of municipalities. The schools of the municipality of João Pessoa have two school directors (one administrative and one pedagogical), to handle educational matters, administer the funds allocated to schools. This technological article aims to identify the problems of administrative management of a municipal school in the city of João Pessoa, as well as to implement practical solutions for the context investigated. The perception of the need to implement some principles and techniques of administration in municipal schools, especially in the administrative area, after living in the internal environment of the institutions, was evident, given the lack of structure (physical and personal) presented and several problems such as communication, process management, interpersonal relationships and stress. The applied methodology to identify the problems found in the daily school life was the participant observation that constitutes the insertion of the researcher in the field under study. The contributions do not end with the presentation of this article. It is suggested that a manual of standard procedures be developed, so that the school's secretariats can standardize their activities, as well as conducting training conditioned to the realities experienced in attending to the user. Another suggestion for improvement would be the adaptation of the SCE to new functionalities, such as the implementation of electronic journals, which would provide teachers with the convenience of recording classes and releasing students' grades and frequency in the system, allowing faster reporting. also the agility in the transfer of students, since the history would be emitted by the own system. |
Palavras-chave: | Administração escolar Gestão escolar Educação básica Gestão financeira Gestão por processos Administração |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA::ORGANIZACOES PUBLICAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Administração |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/15985 |
Data do documento: | 25-Abr-2019 |
Aparece nas coleções: | CCSA - TCC - Administração |
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