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metadata.dc.type: Dissertação
Title: A política pública de assistência estudantil: uma análise sobre a contribuição do benefício da residência universitária para a permanência na UFPB
metadata.dc.creator: Lima, Fábio Danilo Rolim de
metadata.dc.contributor.advisor1: Araújo, Edineide Jezine Mesquita
metadata.dc.description.resumo: As políticas públicas introduzidas com o intuito de democratizar o acesso à educação superior possibilitaram efetivamente o ingresso de sujeitos historicamente excluídos, o que demandou a ampliação de políticas com vistas à permanência nas IFES, dentre elas, ações que se referem à assistência estudantil por meio do Programa Nacional de Assistência Estudantil – PNAES. Nesta perspectiva, definimos como objetivo principal da pesquisa analisar a contribuição do benefício da residência universitária no que diz respeito à permanência com sucesso dos estudantes da graduação presencial do Campus I da Universidade Federal da Paraíba. Para tanto, desenvolvemos os seguintes objetivos específicos: caracterizar a política de assistência estudantil no âmbito da expansão e das políticas de inclusão social da educação superior; mapear as ações desenvolvidas pela PRAPE voltadas para a assistência estudantil na UFPB; reconhecer a situação acadêmica dos estudantes beneficiados com a Residência Universitária Masculina e Feminina (RUMF); analisar a situação que se relaciona ao desempenho acadêmico dos estudantes beneficiados com a RUMF; e propor ações para a melhoria do desempenho acadêmico dos beneficiários da residência universitária da UFPB. Trata-se de um estudo abordado sob o enfoque qualitativo, de viés exploratório, que utiliza como técnicas as pesquisas bibliográfica e documental. O Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) foi o principal instrumento adotado para a coleta e o levantamento de dados. A população de pesquisa foi constituída por 362 estudantes beneficiados com a RUMF no período de 2015.2 e a amostra representou 100% (cem por cento) deste universo. Assim, nossa pesquisa apontou que a residência universitária da UFPB foi significativamente contributiva para 87% (oitenta e sete por cento) dos investigados. Ademais, foram propostas algumas ações aos gestores da instituição, visando aprimorar o desempenho acadêmico e a permanência com sucesso dos discentes assistidos.
Abstract: Public policies introduced with the aim of democratizing access to higher education effectively enabled the entry of historically excluded subjects, which required the expansion of policies aimed at remaining in the IFES, among them, actions that refer to student assistance through National Program of Student Assistance - PNAES. In this perspective, we defined as main objective of the research to analyze the contribution of the benefit of the university residence with regard to the stay with success of the students of the undergraduate degree of Campus I of the Federal University of Paraíba. Therefore, we have developed the following specific objectives: to characterize student assistance policy in the context of expansion and social inclusion policies in higher education; map the actions developed by PRAPE aimed at student assistance at the UFPB; to recognize the academic situation of the students benefiting from the University Residence for Men and Women (URMW); analyze the situation that is related to the academic performance of students benefiting from the URMW; and propose actions for the improvement of the academic performance of the beneficiaries of the university residence of the UFPB. This is a study under the qualitative approach of exploratory bias, which uses bibliographical and documentary research as techniques. The Integrated System of Management of Academic Activities (ISMAA) was the main instrument adopted for collection of data. The research population consisted of 362 students benefiting from the URMW in the period of 2015.2 and the sample represented 100% (one hundred percent of this universe). Thus, our research pointed out that the university residence of the UFPB was significantly contributory for 87% (eighty seven percent) of the investigated ones. In addition, some actions were proposed to the managers of the institution, aiming to improve the academic performance and the students' stay with success.
Keywords: Educação Superior
Permanência
Assistência Estudantil
Higher Education
Permanence
Student Assistance
Assistência Estudantil - PRAPE - UFPB
PNAES
Residências universitárias - UFPB
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Educação
metadata.dc.publisher.program: Mestrado Profissional em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação
metadata.dc.rights: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16046
Issue Date: 28-Feb-2019
Appears in Collections:Centro de Educação (CE) - Mestrado Profissional em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior

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