Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16094
metadata.dc.type: TCC
Title: Livro infantil: estímulos sensoriais e práticas de leitura
metadata.dc.creator: Nascimento, Tayame Uyara Cunha
metadata.dc.contributor.advisor1: Lehmkuhl, Luciene
metadata.dc.description.resumo: O presente trabalho visa o desenvolvimento de um produto que estimule crianças com idades entre quatro e sete anos a ter o hábito do contato com o livro e por conseqüência o interesse pela leitura, fazendo uso de estímulos sensoriais (táteis, visuais, auditivos, olfativos e gustativos) para alcançar esse objetivo. A ideia do projeto surgiu devido ao baixo índice de leitura no Brasil entre crianças e adolescentes, apontados por pesquisas do Instituto Pró Livro e do IBGE, cujos motivos são relacionados ao contato, cada vez mais precoce e excessivo, de crianças com os produtos tecnológicos e também a falta de incentivo ao hábito da leitura. Diante dessa realidade propõese, por meio deste projeto, desenvolver um produto que se utilize de estímulos sensoriais para aproximar a criança do objeto livro, proporcionando através dos sentidos a criação de laços afetivos da criança com o objeto. As metodologias utilizadas para o desenvolvimento deste projeto estão baseadas nas propostas de Lobach (2001), Baxter (2000) e Munari (1981), sendo enfatizada principalmente a proposta de Munari. Para a construção do referencial teórico foram abordados temas como tecnologia, aprendizagem, sentidos, cognição, pedagogia, xilogravura,literatura de cordel. O resultado das pesquisas e análises direcionou os requisitos e parâmetrosque, por sua vez, nortearam as etapas seguintes do projeto. Após o desenvolvimento de alternativas, chegou-se a um produto que abrange a estimulação dos cinco sentidos, dando liberdade à criança para utilizálos como quiser, incorporando ações de interação para motivação à leitura e, também a incorporação das linguagens da xilogravura e da literatura de cordel, como elementos condutores das imagens e do texto desenvolvidos e utilizados. Com a definição do produto que melhor responde à problemática abordada espera-se que a proposta aqui apresentada traga benefícios ao usuário, desenvolvendo seu interesse pelo objeto livro e pela leitura.
Abstract: This study aims to develop a product that encourages children aged between four and seven years to have the habit of contact with the book and by consequence the interest in reading, using sensory stimuli(tactile, visual, auditory, olfactory and gustatory) to achieve this goal. The idea of this project arose due to low readership in Brazil among children and adolescents, indicated by research of Institute PróLivro and IBGE, whose motives are related to the contact, increasingly early and excessive, of children with technological products and the lack of incentive to reading habit. Given this reality it's proposed that, through this project, develop a product that makes use of sensory stimuli to approach the child the book object, providing through the senses the creation of child's emotional ties with the object.The methodologies used for the development of this project are based on the proposals from Lobach (2001), Baxter (2000) and Munari (1981), focusing mainly on Munari's proposal. For the construction of the theoretical framework were discussed topics such as technology, learning, senses, cognition, pedagogy, woodcuts, cordel literature. The results of the researches and analysis directed the requirements and parameters, which, in turn, guided the steps of the project.After the development of alternatives, was reached a product that covers stimulation of the five senses, giving freedom to the child to use them as you like, incorporating interactive actions for motivation to reading and also the incorporation of woodcut's languages and cordel literature, as conductive elements of images and text developed and used.With the definition of the product that best responds to the problematic addressed is expected that the proposal presented here bring benefits to the user, developing his interest by the book object and by reading.
Keywords: Design de produto
Livros para crianças
Leitura
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Design
metadata.dc.rights: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16094
Issue Date: 14-Jun-2016
Appears in Collections:TCC - Design

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TUCN11072016.pdf5,88 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons