Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16100
Tipo: TCC
Título: Arduino e Fischertechnik: um estudo de caso sobre a utilização dos kits de robótica em uma escola da rede pública do estado da Paraíba
Autor(es): Silva, Josiglai Juvenal da
Primeiro Orientador: Moreira, Josilene Aires
Primeiro Coorientador: Araújo, Tiago Emílio de Sousa
Resumo: Este trabalho tem por objetivo descrever e analisar uma nova forma de se utilizar os kits de Robótica da Fischertechnik presentes em várias escolas da rede pública do Estado da Paraíba e que, muitas vezes, encontram-se sem uso. Para tanto, descrevemos a realização de uma disciplina eletiva em uma dessas escolas onde foi feita a adaptação do kit Robo TX Explorer com placas e componentes de baixo custo Arduino. Com isso, busca-se não somente o reaproveitamento de um material didático de certa forma abundante em escolas da rede pública estadual, como também proporcionar aos alunos dessas escolas e em particular da escola onde o trabalho foi desenvolvido, novas formas de aprender através da Robótica Educacional. Após a realização da disciplina, foi realizada uma pesquisa com os alunos participantes e com os professores da escola. Entre os alunos, procuramos analisar itens referentes ao uso dos recursos e o nível de dificuldade enfrentado por eles. Entre os professores procuramos verificar principalmente a receptividade do trabalho realizado e a disposição dos mesmos para implementarem projetos dessa natureza.
Abstract: This work aims to describe and analyze a new way of using the Fischertechnik robotics kits present in several public schools in the State of Paraíba and that are often unused. For this, we describe the accomplishment of an elective course in one of these schools where the adaptation of the Robo TX Explorer kit with low-cost Arduino boards and components was done. The aim is not only to reuse a didactic material that is abundant in schools of the state public network, but also to provide students of these schools and in particular the school where the work was developed, new ways of learning through Robotics Educational. After completing the course, a research was carried out with the participating students and with the teachers of the school. Among the students, we tried to analyze items related to the use of resources and the level of difficulty faced by them. Among the teachers we try to verify mainly the receptivity of the work done and the disposition of the same ones to implement projects of this nature.
Palavras-chave: Arduino
Escolas públicas
Fischertechnik
Robótica educacional
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Informática
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16100
Data do documento: 14-Jun-2019
Aparece nas coleções:TCC - Licenciatura em Computação à Distancia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JJS17102019.pdf9,83 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons