Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16116
Tipo: TCC
Título: Criatividade: uma análise do desenho infantil e suas contribuições para a aprendizagem
Autor(es): Alves, Vivian Kelle Lau
Primeiro Orientador: Lima, Norma Maria de
Resumo: Na maioria das vezes o termo criatividade é empregado para descrever determinados comportamentos do sujeito ou grupo social, e associado mais corriqueiramente à expressão artística e à inovação tecnológica, ou ainda, a uma habilidade específica presente em indivíduos selecionados, como um dom. No entanto, analisar a criatividade permite compreender os fatores que influenciam o surgimento de comportamentos criativos. Deste modo, algumas definições critérios e mecanismos são apresentados associados às causas e resultados da criatividade e do comportamento criativo. Alguns modelos, portanto, explicam a composição da criatividade como um construto formado por vários fatores: cognitivos, motivacionais, sociais e de personalidade que fundamentam do processo criativo, sendo este, O Modelo Componencial de Criatividade. Para tanto, o produto da criatividade é gerar produções novas e muitas vezes inovadoras, assim como espontâneas. Nesse parâmetro se encaixa o desenho infantil, pois nas entrelinhas desta representação gráfica, repousa significados, elaborações e muitas produções criativas. Frente a isto, o presente estudo objetivou analisar a criatividade infantil a partir do desenho suas contribuições para aprendizagem. Assim, realizou uma pesquisa qualitativa de campo, com técnica de observação e desenho livre. Os sujeitos participantes foram três crianças entre 6 e 7 anos de idade na cidade de João Pessoa –PB. Os resultados das produções das crianças corroboraram com os da literatura que abordavam o desenho como um elemento rico em significado do universo infantil.
Abstract: Most often the term creativity is used to describe certain behaviors of the individual or social group, and most routinely associated with artistic expression and technological innovation, or even a specific skill present in selected individuals, as a gift. However, analyzing the creativity allows us to understand the factors that influence the emergence of creative behaviors. Thus, some definitions and criteria associated mechanisms are presented to the causes and outcomes of creativity and creative behavior. Some models, however, explain the composition of creativity as a construct formed by several factors: cognitive, motivational, social and personality that underlie the creative process, which is, The Componential Model of Creativity. Thus, the product of creativity is to generate new and often innovative productions, as well as spontaneous. This parameter fits the children's drawing, because the lines of this graphical representation, rests meanings and elaborations many creative productions. Faced with this, the present study aimed to analyze the children's creativity from the design contributions to learning. So, conducted a qualitative field research with observation technique and freehand drawing. The subjects were three children aged 6 and 7 years old in the city of João Pessoa -PB. The results of the children's productions have corroborated with the literature that addressed the drawing as a rich element of meaning of childhood.
Palavras-chave: Educação infantil
Desenho infantil
Ensino - aprendizagem
Criatividade
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Psicopedagogia
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16116
Data do documento: 20-Ago-2014
Aparece nas coleções:CE - TCC - Psicopedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VKLA12092014.pdf850,36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons