Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16120
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorDias, Anna Beatriz Ramos-
dc.date.accessioned2019-10-24T13:30:48Z-
dc.date.available2019-09-26-
dc.date.available2019-10-24T13:30:48Z-
dc.date.issued2019-09-19-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16120-
dc.description.abstractThe challenges and difficulties faced by school methodological practices in the current educational model show us the need to reflect on the role of education and the use of its tools in the teaching-learning process, and new attitudes towards educational practices in primary and secondary education are indispensable. higher. In this sense, the present TCC aims to work the techniques of the Theater of the Oppressed (T.O.) as a way to rethink education in contemporary times, making use of the OT. as an educational practice. The T.O. It was created by Augusto Boal in the 60s as a way of providing autonomy to social agents through action and expression. Through exercises and theatrical games, fundamental for the development of all TO techniques, the group of participants is integrated, leading them to seek their own forms of expression - which helps in the physical and intellectual demechanization and in the construction of knowledge through art. Becoming spect-actors (BOAL, 2005), the participants of the T.O. reflect, discuss and modify the environment in which they live. Seeking social transformation by leaving the passive way of just watching and receiving, the “spect-actors” start to act and produce. In this TCC, the experience that brings together art, education and youth protagonism is presented through the Nightingale Theater Collective - group that was born in the premises of IFPB Cabedelo in 2013 and, since then, has acted in various spheres, such as occupations, workshops, presentations. and extension courses. The experience of the Nightingale Collective, of which I am part, is presented here as exemplary of an engaged and transformative education that deals with current issues of society as a whole and of youth in a particular way, such as LGBTphobia.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Vanildo Brito (biblioteca@cchla.ufpb.br) on 2019-10-24T13:30:47Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ANRD26092019.pdf: 1565278 bytes, checksum: 12a41e38c708b600c618ab6a03e28c81 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-10-24T13:30:48Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ANRD26092019.pdf: 1565278 bytes, checksum: 12a41e38c708b600c618ab6a03e28c81 (MD5) Previous issue date: 2019-09-19en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectTeatro do oprimidopt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectProtagonismopt_BR
dc.titleColetivo Rouxinol de Teatro do Oprimido (Cabedelo/PB) – arte, educação e protagonismo juvenil.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Azevedo, Aina Guimarães-
dc.description.resumoOs desafios e as dificuldades enfrentadas pelas práticas metodológicas escolares no atual modelo educacional nos mostram a necessidade de refletir sobre o papel da educação e o uso de suas ferramentas no processo de ensino-aprendizagem, sendo indispensável novas posturas diante das práticas educacionais no ensino básico e superior. Nesse sentido, o presente TCC tem o objetivo de trabalhar as técnicas do Teatro do Oprimido (T.O.) como um caminho para repensar a educação na contemporaneidade, fazendo uso do T.O. como uma prática educativa. O T.O. foi criado por Augusto Boal na década de 60 como forma de proporcionar autonomia aos agentes sociais, através da ação e da expressão. Por meio de exercícios e jogos teatrais, fundamentais para o desenvolvimento de todas as técnicas do T. O., integra-se o grupo de participantes, levando-os a buscar suas próprias formas de expressão - o que auxilia na desmecanização física e intelectual e na construção de conhecimentos através da arte. Tornando-se “espect-atores” (BOAL, 2005), os participantes do T.O. refletem, discutem e modificam o meio em que vivem. Buscando a transformação social ao deixar a forma passiva de apenas assistir e receber, os “espect-atores” passam a agir e produzir. Neste TCC, a experiência que reúne arte, educação e protagonismo juvenil é apresentada por meio do Coletivo Rouxinol de Teatro — grupo que nasceu nas dependências do IFPB Cabedelo em 2013 e, desde então, tem atuado em diversas esferas, como ocupações, oficinas, apresentações e cursos de extensão. A experiência do Coletivo Rouxinol, do qual faço parte, é aqui apresentada por ser exemplar de uma educação engajada e transformadora que trata de questões atuais da sociedade como um todo e da juventude de forma particular, como é o caso da LGBTfobia.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCiências Sociaispt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANRD26092019.pdf1,53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons