Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16120
Tipo: TCC
Título: Coletivo Rouxinol de Teatro do Oprimido (Cabedelo/PB) – arte, educação e protagonismo juvenil.
Autor(es): Dias, Anna Beatriz Ramos
Primeiro Orientador: Azevedo, Aina Guimarães
Resumo: Os desafios e as dificuldades enfrentadas pelas práticas metodológicas escolares no atual modelo educacional nos mostram a necessidade de refletir sobre o papel da educação e o uso de suas ferramentas no processo de ensino-aprendizagem, sendo indispensável novas posturas diante das práticas educacionais no ensino básico e superior. Nesse sentido, o presente TCC tem o objetivo de trabalhar as técnicas do Teatro do Oprimido (T.O.) como um caminho para repensar a educação na contemporaneidade, fazendo uso do T.O. como uma prática educativa. O T.O. foi criado por Augusto Boal na década de 60 como forma de proporcionar autonomia aos agentes sociais, através da ação e da expressão. Por meio de exercícios e jogos teatrais, fundamentais para o desenvolvimento de todas as técnicas do T. O., integra-se o grupo de participantes, levando-os a buscar suas próprias formas de expressão - o que auxilia na desmecanização física e intelectual e na construção de conhecimentos através da arte. Tornando-se “espect-atores” (BOAL, 2005), os participantes do T.O. refletem, discutem e modificam o meio em que vivem. Buscando a transformação social ao deixar a forma passiva de apenas assistir e receber, os “espect-atores” passam a agir e produzir. Neste TCC, a experiência que reúne arte, educação e protagonismo juvenil é apresentada por meio do Coletivo Rouxinol de Teatro — grupo que nasceu nas dependências do IFPB Cabedelo em 2013 e, desde então, tem atuado em diversas esferas, como ocupações, oficinas, apresentações e cursos de extensão. A experiência do Coletivo Rouxinol, do qual faço parte, é aqui apresentada por ser exemplar de uma educação engajada e transformadora que trata de questões atuais da sociedade como um todo e da juventude de forma particular, como é o caso da LGBTfobia.
Abstract: The challenges and difficulties faced by school methodological practices in the current educational model show us the need to reflect on the role of education and the use of its tools in the teaching-learning process, and new attitudes towards educational practices in primary and secondary education are indispensable. higher. In this sense, the present TCC aims to work the techniques of the Theater of the Oppressed (T.O.) as a way to rethink education in contemporary times, making use of the OT. as an educational practice. The T.O. It was created by Augusto Boal in the 60s as a way of providing autonomy to social agents through action and expression. Through exercises and theatrical games, fundamental for the development of all TO techniques, the group of participants is integrated, leading them to seek their own forms of expression - which helps in the physical and intellectual demechanization and in the construction of knowledge through art. Becoming spect-actors (BOAL, 2005), the participants of the T.O. reflect, discuss and modify the environment in which they live. Seeking social transformation by leaving the passive way of just watching and receiving, the “spect-actors” start to act and produce. In this TCC, the experience that brings together art, education and youth protagonism is presented through the Nightingale Theater Collective - group that was born in the premises of IFPB Cabedelo in 2013 and, since then, has acted in various spheres, such as occupations, workshops, presentations. and extension courses. The experience of the Nightingale Collective, of which I am part, is presented here as exemplary of an engaged and transformative education that deals with current issues of society as a whole and of youth in a particular way, such as LGBTphobia.
Palavras-chave: Teatro do oprimido
Educação
Protagonismo
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciências Sociais
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16120
Data do documento: 19-Set-2019
Aparece nas coleções:TCC - Ciências Sociais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANRD26092019.pdf1,53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons