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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16121
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Rosineide Clementino-
dc.date.accessioned2019-10-24T13:37:22Z-
dc.date.available2014-09-11-
dc.date.available2019-10-24T13:37:22Z-
dc.date.issued2014-08-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16121-
dc.description.abstractThe term Discalculia is usually used to refer, specially tho the inability to execute mathematics and aritmetics operations, its soa neuropsicological disturb characterized by the difficulty in the learning process of calculation that is observed, generally characterized in individuals with normal intelligence, that present inabilities for the realization of mathematics operations this study has the aim of knowing the teachers’ perception about Discalculia upon a psicopedagogical reflection. Them, this research was supported in a theoretical embasement from an action-search, realized in a Junior and High public school from Santa Rita/PB. With the search results, it was observed that the school needs a psicopegogical support once the teachers aren’t prepared enough to face Discalculia we expect this study can contribute for reflections about the logical thought needed for calculation, bringing some directions to the teachers, suggesting the tools that can help the teaching of mathematical movement, involved in the various academic operations in the daily experience.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-10-24T13:37:22Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RCS11092014.pdf: 738746 bytes, checksum: e41b3e82ef65e1c8cdafd107bb8f740e (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-10-24T13:37:22Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RCS11092014.pdf: 738746 bytes, checksum: e41b3e82ef65e1c8cdafd107bb8f740e (MD5) Previous issue date: 2014-08-22en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectDiscalculiapt_BR
dc.subjectDificuldades de aprendizagempt_BR
dc.subjectIntervenção psicopedagógicapt_BR
dc.titleDiscalculia: uma reflexão psicopedagógicapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Anselmo, Roberto Derivaldo-
dc.description.resumoO termo discalculia é usado freqüentemente ao referir-se, especificamente, à inabilidade de executar operações matemáticas ou aritméticas. É, pois, um distúrbio neuropsicológico caracterizado pela dificuldade no processo de aprendizagem do cálculo e que se observa, geralmente, em indivíduos de inteligência normal, que apresentam inabilidades para a realização das operações matemáticas. Este estudo consiste em conhecer a percepção dos professores sobre a Discalculia a luz de uma reflexão psicopedagógica. Assim, essa pesquisa apoiou-se em um embasamento teórico pautada na pesquisa-ação, cujo lócus de pesquisa foi uma escola da rede pública estadual de Ensino Fundamental e Médio na cidade de Santa Rita/PB. De posse dos resultados, percebeu-se que a escola necessita de um apoio psicopedagógico, tendo em vista que os professores não estão preparados o suficiente para o enfrentamento da Discalculia. Esperamos com nosso estudo contribuir para reflexões acerca do pensamento lógico exigido no cálculo, estabelecendo orientações aos professores e sugerindo ferramentas que facilitem o ensino do movimento matemático, envolvido nas várias operações acadêmicas e na vivência diária.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPsicopedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Psicopedagogia

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