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metadata.dc.type: TCC
Title: Disortografia: avaliação e intervenção no 5° ano do ensino fundamental
metadata.dc.creator: Santos, Sirley Geyziana Brito dos
metadata.dc.contributor.advisor1: Pires, Thereza Sophia Jácome
metadata.dc.description.resumo: O presente estudo tem por objetivo verificar a compreensão de professores em relação a disortografia que se trata de um transtorno de aprendizagem relacionado, à escrita e ortografia, identificando suas causas e características e seus procedimentos básicos necessários para um melhor desempenho acadêmico das crianças com o transtorno disortográfico em sala de aula. O estudo enfatiza a necessidade de um diagnóstico precoce, avaliação e intervenção adequada por profissionais específicos em sua área de atuação. Fica evidenciada a necessidade de uma intervenção direta nas habilidades da escrita, associada a atividades relacionadas ao processamento fonológico da linguagem, realizadas de forma lúdica no contexto escolar e familiar. A pesquisa baseou-se num delineamento transversal, compreendendo uma pesquisa de campo de natureza descritiva, onde participaram do estudo 10 professores do 5° ano do ensino fundamental de escolas da Rede Pública Municipal da cidade Santa Rita - PB. Para sua realização foi utilizado um questionário contendo 6 perguntas subjetivas, acerca das avaliações e intervenções realizadas frente a disortografia, e ainda questões sociodemográficas para levantamento do perfil dos participantes. Os resultados indicaram que os professores compreendem o que é a disortografia e apresentam algumas estratégias de intervenção, mas apresentam algumas dificuldades em avaliar no que diz respeito a esta temática. Conclui-se, portanto, que o processo educativo é algo muito complexo que necessita de uma busca constante por conhecimento e restruturação dos já adquiridos de forma a facilitar a resolução ou entraves que venham a dificultar o processo de aprendizagem do sujeito.
Abstract: This study aims to verify the understanding of teachers in regards to dysorthography – which is a disorder related to learning, writing and spelling – identifying its causes and its basic features and procedures needed to improve academic performance of children with dysorthographic disorders in the classroom. The study emphasizes the need for early diagnosis, assessment and appropriate intervention by professionals in their specific area of expertise. It was put in evidence the need for direct intervention in writing skills, associated with related phonological processing activities21 carried out in a playful manner in the school and family context. The research was based on a transversal lineation, comprising a field study of descriptive nature, in this study we counted with the participation of ten 5 th year primary education teachers from the municipal public schools of the city of Santa Rita, Paraíba. For its realization we utilized one questionnaire interview with six subjective questions, regarding the evaluations and interventions carried out against dysorthography, containing also a socio-demographic questionnaire to profile the participants. The results indicated that teachers understand what dysorthography is and present some intervention strategies, but they present difficulties to evaluate this issue. We conclude therefore that the educational process is very complex that requires a constant search for knowledge and restructuring of those already acquired in order to facilitate the resolution or barriers that may hinder the subject learning process.
Keywords: Disortografia
Avaliação educacional
Intervenção psicopedagógica
Escrita - ortografia
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Psicopedagogia
metadata.dc.rights: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16123
Issue Date: 19-Aug-2014
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