Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16143
metadata.dc.type: TCC
Title: Estresse infantil e rendimento escolar: análise em estudantes do 6°ano do ensino fundamental
metadata.dc.creator: Nascimento, Angela Rafaella Clementino do
metadata.dc.contributor.advisor1: Palitot, Mônica Dias
metadata.dc.description.resumo: O stress nas crianças pode ser acarretado por mudanças significativas ou constantes, responsabilidades excessivas, brigas ou separações dos pais, morte de um familiar, mudança de escola entre outros. Geralmente as crianças com stress vão apresentar sintomas que podem ser psicológicos, como comportamentos agressivos, dificuldades escolares, pesadelos, depressão; e sintomas físicos asma, obesidades, doenças dermatológicas, dores abdominais entre outros sintomas. O presente estudo teve por objetivo realizar uma analise sobre a sintomatologia do estresse infantil e sua relação com o rendimento escolar, bem como investigar a presença do estresse em crianças 6°ano do ensino fundamental de escola pública e particular no município de Santa Rita, verificar o nível de estresse apresentados nas crianças e se o mesmo este interferindo no seu rendimento academia, comparar o nível de estudantes de escola publica e particular, analisar relação entre os sintomas do estresse com o rendimento acadêmico dos estudantes. Participaram do estudo 120 crianças que estavam cursando o 6° ano do ensino fundamental do município de Santa Rita-PB. Os resultados foram obtidos por meio de uma Escala de Stress Infantil (ESI) contendo 35 itens que foram aplicados coletivamente e analisadas pelo programa SPSS v.21. Conclui-se então que é de suma importância a discussão sobre o stress infantil para que a sociedade, pais e escola possam identificar quando a criança está apresentando sintomas de stress e descobrir o que está gerando este stress.
Abstract: Stress in children can be brought about by significant changes or constant, excessive responsibilities, fights or separation of parents, death of a family, changing schools among others. Generally children with stress will exhibit symptoms that can be psychological as aggressive behavior, school difficulties, nightmares, depression; physical symptoms and asthma, obesities, dermatological diseases, abdominal pain and other symptoms. This study aimed to perform an analysis on the symptomatology of childhood stress and its relation to academic performance as well as to investigate the presence of stress in children 6 years of elementary school in public and private schools in the municipality of Santa Rita, verify the level of stress in children and presented the same this interfering with your performance gym, compare the level of public school students and private, analyze the relationship between the symptoms of stress with the academic performance of students. The study included 120 children who were attending the 6th grade of elementary school in the municipality of Santa Rita-PB. The results were obtained through a Child Stress Scale (ESI) containing 35 items which were collectively applied and analyzed by SPSS v.21 program. It is concluded that it is extremely important discussion on child stress so that society, parents and school can identify when the child is exhibiting symptoms of stress and find out what is causing this stress.
Keywords: Estresse infantil
Rendimento escolar
Ensino - aprendizagem
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Psicopedagogia
metadata.dc.rights: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16143
Issue Date: 12-Aug-2014
Appears in Collections:TCC - Psicopedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ARCN26092014.pdf268,76 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons