Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16145
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGouveia, Augusto Martins-
dc.date.accessioned2019-10-25T10:47:31Z-
dc.date.available2014-09-11-
dc.date.available2019-10-25T10:47:31Z-
dc.date.issued2014-08-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16145-
dc.description.abstractThe psychopedagogic intervention based playful activities in hippotherapy, appears from ideas to work playfulness order to analyze the contributions to the overall development of the patients of this therapeutic modality. We emphasize that hippotherapy is crucial for the overall development of practitioners, so they help in motor, cognitive, affective and social aspects in individuals with special needs. Thus, this study aimed to investigate how the psychopedagogic intervention, using playful activities could contribute significantly to the overall psychomotor development practitioners. It was counted with the participation of four (4) practitioners of Paraibana Hippotherapy Association PHIAS, the city of João Pessoa-PB and parents of the same. It was used as an instrument of a questionnaire, games and toys. It was seen as the main result, a contribution to the overall development (affective, cognitive, motor and social) of the practitioners. Also, another interesting result was through speaking mothers when they highlight the development of their children’s interaction. This result complements the data obtained with the assistances. We can affirm, therefore, that the support of professional in psychopedagogy in order to operate through playful activities, such as games, toys, games and dynamic, favors the processes of overall development of those practitioners who are assisted in hippotherapy.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-10-25T10:47:31Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AMG11092014.pdf: 897220 bytes, checksum: 1cf82a1c7bf844b2431117c7d58e8931 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-10-25T10:47:31Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AMG11092014.pdf: 897220 bytes, checksum: 1cf82a1c7bf844b2431117c7d58e8931 (MD5) Previous issue date: 2014-08-14en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectPsicopedagogiapt_BR
dc.subjectEquoterapiapt_BR
dc.subjectLúdico - jogos e brincadeiraspt_BR
dc.subjectNecessidades especiaispt_BR
dc.titleAtividades lúdicas como intervenção psicopedagógica no Projeto Bem Viver IV na Equoterapiapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Escarião, Andréia Dutra-
dc.description.resumoA intervenção psicopedagógica a partir de atividades lúdicas na equoterapia, se configura a partir de ideias para trabalhar a ludicidade visando analisar as contribuições para o desenvolvimento global dos praticantes dessa modalidade terapêutica. Enfatiza-se que a equoterapia é de fundamental importância para o desenvolvimento global dos praticantes, pois auxilia nos aspectos motores, cognitivos, afetivos e sociais nos indivíduos com necessidades especiais. Nesse sentido, este estudo teve como objetivo principal averiguar de que forma a intervenção psicopedagógica, utilizando-se de atividades lúdicas, pôde contribuir de forma significativa para o desenvolvimento psicomotor global dos praticantes. Contou-se com a participação de 4 (quatro) praticantes da Associação Paraibana de Equoterapia ASPEq, do município de João Pessoa-PB e com os pais dos mesmos. Utilizou-se como instrumentos aplicação de um questionário, jogos e brinquedos. Foi verificado como resultado principal, uma contribuição no desenvolvimento global (motor, afetivo, cognitivo e social) dos praticantes. Além disso, outro resultado interessante se deu por meio da fala das mães, quando elas destacam o desenvolvimento da interação do seu filho. Resultado este que complementam os dados encontrados com as intervenções. Pode-se afirmar, portanto, que o apoio do profissional em psicopedagogia, no intuito de intervir através das atividades lúdicas, com jogos, brinquedos, brincadeiras e dinâmicas, favorece os processos do desenvolvimento global dos praticantes assistidos na equoterapia.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentPsicopedagogiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Psicopedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AMG11092014.pdf876,19 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons