Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16146
metadata.dc.type: TCC
Title: A inclusão escolar na visão dos docentes do 1° ciclo do ensino fundamental
metadata.dc.creator: Carvalho, Ana Valéria Guimarães
metadata.dc.contributor.advisor1: Assis, Geovani Soares de
metadata.dc.description.resumo: A educação inclusiva vem sendo firmada no âmbito nacional como caminho para se garantir uma educação de qualidade para todos, haja vista a legislação que trata da matéria. Para sua efetiva implementação, é necessária uma extensa reorganização escolar, na qual se destaca a formação do professor. Seguindo esses pensamentos, buscamos respostas a seguinte questão: Qual a compreensão dos docentes do 1° ciclo do ensino fundamental em relação à inclusão escolar. O perfil do docente inclusivo precisa ter uma clara preocupação com o caminho que terá que percorrer para conseguir alcançar seus objetivos: preocupar-se com uma sociedade mais justa e democrática, sabendo que assim ele poderá obter possibilidades e alternativas para a prática educativa. Considerando que a Psicopedagogia pode e deve funcionar como um instrumento de apoio para a educação inclusiva, este estudo buscou compreender a visão dos professores em relação à inclusão e suas diversidades culturais, partindo do pressuposto de que as crenças e os sentimentos dos atores da escola precisam ser mais considerados, pois é um caminho seguro para identificar quais os fatores facilitadores e/ou limitadores para a adoção de uma prática pedagógica pautada em princípios inclusivos. O estudo ora apresentado, trata de um levantamento de caráter descritivo e exploratório realizado junto a 20 (vinte) docentes do 1° ao 5° ano do ensino fundamental que atuam em escolas públicas do município de João Pessoa - PB. A coleta de dados foi realizada através de um questionário estruturado, com questões abertas e fechadas. Analisando a visão do docente em relação à inclusão escolar, verificou-se se o docente tem noção de ajustamento, correção e reabilitação, se realiza sempre que necessário um atendimento multidisciplinar, observando como se dá a prática inclusiva na escola em que atua.
Abstract: Inclusive education is establishing itself nationally as a way to ensure a quality education for all, considering the legislation dealing with the matter. For effective implementation, an extensive school reorganization, which emphasizes teacher training, is needed. Following these thoughts, we seek answers to the following question: what is the understanding of the teachers of the 1st cycle of basic education towards school inclusion? The profile of teachers who work with inclusion must have a clear concern about the way to go in order to achieve the goals expected and a constant search for a fair and democratic society, knowing that in this way the possibilities and alternatives for educational practice can be obtained. Based on the knowledge that Psicopedagogy can and should contribute as an instrument of support for inclusive education, this study sought to understand the views of teachers in relation to inclusion and cultural diversity, starting from the assumption that beliefs and feelings of the school's actors need to be more considered because they represent a safe way to identify the factors that facilitate or hinder the adoption of a pedagogical practice grounded in principles of inclusion. The present study addresses a descriptive and exploratory survey carried out among 20 teachers from 1st to 5th grade of primary school who work in public schools in the city of João Pessoa. Data collection was conducted through a structured questionnaire with open and closed questions. The view of teachers towards school inclusion was analyzed by checking their notion of adjustment, correction, rehabilitation and multidisciplinary care whenever necessary and paying attention to how inclusive practice is developed in the schools surveyed.
Keywords: Educação inclusiva
Professores
Prática pedagógica
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Psicopedagogia
metadata.dc.rights: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16146
Issue Date: 19-Aug-2014
Appears in Collections:TCC - Psicopedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
AVGC11092014.pdf892,32 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons