Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16149
metadata.dc.type: TCC
Title: A interface escola-família: reflexos na aprendizagem da criança pequena
metadata.dc.creator: Sabino, Anna Carolina de Alcântara
metadata.dc.contributor.advisor1: Escarião, Andréia Dutra
metadata.dc.description.resumo: A família e a escola são parceiros fundamentais no desenvolvimento de ações que favorecem o sucesso escolar e social das crianças, e por isso, é fundamental que ambas sigam os mesmos princípios e critérios, pois a educação perpassa tanto o ambiente escolar quanto o familiar. Neste sentido, os objetivos deste construto, consistem em Compreender a influência dos pais/cuidadores no processo de ensino e aprendizagem da criança pequena, bem como os objetivos específicos: Conhecer de que forma a escola promove a interação família-escola; Analisar as propostas de atividades da escola que exigem a participação dos pais/cuidadores, e Conceituar através dos referenciais teóricos: escola; família; a importância da interação família-escola; processo de ensino e aprendizagem. Quanto à metodologia utilizada para o delineamento desta pesquisa, trata-se de um estudo de natureza qualitativa, seguido por um roteiro de entrevista semi-estruturado, que foi realizado na escola de Educação Básica da UFPB, e teve como participantes professores e pais/cuidadores. Para efetivação desta pesquisa foi necessário o seguimento de preceitos éticos estabelecidos pela Resolução no 466/12 do CNS/MS destinado à realização de pesquisas com seres humanos. Referente à coleta de dados, o material coletado foi analisado de acordo com a literatura pertinente a temática em questão, e exposto através de gráficos para uma melhor interpretação nesta pesquisa. Portanto, observou-se que uma boa relação entre a família e a escola deve estar presente em qualquer trabalho educativo que tenha como principal alvo, o aluno. A escola deve também exercer sua função educativa junto aos pais, discutindo, informando, orientando sobre os mais variados assuntos, para que em reciprocidade, a escola e a família possam proporcionar uma aprendizagem significativa para as crianças.
Abstract: The family and the school are fundamental partners to develop actions that favor the academic and social success to children. Consequent, it is fundamental that both share the same principles and criteria because education goes through the academic environmental and familiar. On this way, the objectives of this work are to understand the influence of the parents/guardians in the process of teaching and learning of a small child. Therefore the objectives: To know the manner that a school makes the relationship family-school; to analyze the proposes of activities of the school that must have participation of the parents/guardians, and conceptualize through the theoretical references: school; family; degree of importance family-school; process of knowledge and learning. About the methodology used for the construction of this research, it is a quantitative nature study followed for an interview semi-structured that was made by the basic school of UFPB, and have the participation of professors and parents/guardians. To make this research, it was necessary to follow the ethical precepts established on the resolution number 466/12 of CNS/MS destined for the realization of researches with humans. Concerning to the collection of data, the material found and analyzed was referent to the literature in question, and it was exposed through graphics for a better understanding of this research. Therefore, it was observed that a good relationship between family and school has to have all over the learning work and has the principal objective the student. Schools must make them work with the parents, talking, informing, guiding in the most variable ways, for in reciprocity the school and family be able to make a significant learning for the kids.
Keywords: Escola - família
Ensino - aprendizagem
Educação infantil
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Psicopedagogia
metadata.dc.rights: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16149
Issue Date: 18-Sep-2014
Appears in Collections:TCC - Psicopedagogia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ACAS11092014.pdf684,07 kBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons