Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16162
Tipo: | TCC |
Título: | A percepção dos professores acerca da educação inclusiva e das contribuições da psicopedagogia institucional |
Autor(es): | Maia, Ianny Torres |
Primeiro Orientador: | Palitot, Mônica Dias |
Resumo: | O presente artigo busca conhecer a percepção dos professores do município de Baía da Traição-PB, a respeito da educação inclusiva, e compreender de que forma o psicopedagogo pode contribuir para a mesma. Observa-se a existência de inúmeras lacunas no sistema de ensino quando o assunto é Educação Inclusiva, seja por falta de estrutura das escolas, ou por falta de profissionais capacitados para enfrentar diversos tipos de situações; com essa visão o presente artigo busca contribuir de forma significativa acerca da temática. Faz-se essencial enfatizar que a psicopedagogia, é a ciência que estuda o processo de ensino e aprendizagem, dessa forma pode contribuir com a escola na tarefa de resgatar o prazer no ato de aprender, fornecendo meios para que ocorra uma educação saudável, acessível, sem distinções. Como método foi utilizada uma pesquisa de campo, de cunho qualitativo, fazendo uso de questionário sociódemográfico e de entrevista semiestruturada, para coleta, e para a análise dos dados foi realizada uma análise de conteúdo. Diante dos resultados obtidos foi possível identificar que há uma grande carência por parte dos professores ao que diz respeito temática em questão, o que sinalizando uma situação de alerta quando falamos no contexto da educação. |
Abstract: | This article seeks to understand the perceptions of teachers in the municipality of Bay of Betrayal- PB, regarding inclusive education, and understand how the educational psychologist can contribute to it. Note the existence of many gaps in the education system when it comes to inclusive education, either for lack of structure of schools, or a lack of trained professionals to address different types of situations; to this view the present article seeks to contribute significantly on the theme. It is essential to emphasize that educational psychology is the science that studies the process of teaching and learning, thus can contribute to the school's mission to rescue the pleasure in the act of learning, providing means a healthy, affordable education to occur, without distinctions. As a method of field research, a qualitative approach was used, using sociodemographic questionnaire and semi-structured interviews, to collect and analyze data for a content analysis was performed. Based on these results, we found that there is a great need on the part of teachers to say what theme concerned about what signaling an alert condition when we talk in the context of education. |
Palavras-chave: | Educação inclusiva Psicopedagogia Percepção de professores Ensino - aprendizagem |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Psicopedagogia |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16162 |
Data do documento: | 11-Ago-2014 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Psicopedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ITM11092014.pdf | 586,89 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons