Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16163
Tipo: | TCC |
Título: | Mercadorização e capital humano: uma análise do processo de formação de jovens para o novo mercado de trabalho |
Autor(es): | Barreto, Davi Lucena |
Primeiro Orientador: | Retondar, Anderson Moebus |
Resumo: | A presente pesquisa teve por objetivo compreender uma parte do processo de formação dos jovens para o mercado de trabalho e como este processo está relacionado com as novas cobranças feitas pelo sistema capitalista e globalizado. Tendo em consideração o elevado grau de competição do mercado de trabalho, os indivíduos concorreriam entre si por oportunidades de emprego através do acúmulo de habilidades e capacidades que os tornassem mais aptos para tal. Sendo o inglês, dentro desta lógica, uma das habilidades mais procuradas, optamos por objeto os estudantes desta língua, especificamente os matriculados na instituição Cooperativa Cultural e Distribuidora de Material Escolar da UFPB (CODISMA). Esta se localiza dentro do Campus 1 da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e foi escolhida tanto pela sua localização quanto pela facilidade de acesso que a instituição nos deu para realização da pesquisa. A pesquisa foi realiza através da aplicação de questionários e entrevistas semi-estruturadas, que nos permitiu coletar uma série de dados quantitativos e qualitativos que nos permitiram melhor compreender a relação destes estudantes com a estrutura social contemporânea, as diferentes etapas de sua formação e como estes significavam tal processo. Foi possível através deste trabalho observar as práticas de consumo simbólico de currículo, a influência da globalização sobre as representações do mercado de trabalho e como os hábitos dos sujeitos se adaptaram a nova conjuntura capitalista contemporânea. |
Abstract: | The research at hand sought to understand the educational background of the contemporary worker for the job market and how individuals adapt to the new requirements to achieve the profile of the ideal professional. The motivations for English language studies were analyzed in students enrolled in CODISMA’s basic English course I and II and in CODISMA’s last three modules, English VIII, Advanced I and II, in the first half of 2018. The institution, located within the Universidade Federal da Paraíba, was chosen as the sample due to its accessibility and the number of university students who attend it. The English course was chosen due to the representation of this language as a differential in the job selections and interviews, with much demand by those who seek to become more competitive in the job market. The research was carried out through the application of questionnaires of objective questions and semi-structured interviews. From the numerical data and testimonies collected, it was possible to observe the profile of the students who started their studies in the institution and those of which were able to keep their studies to the last modules, and also evidencing the importance students give to the mastery of the language for daily life usage, to improve the quality of their academic training, to help acquire a job and to refine the calibre of professional they intend to become. Such idealization of a worker that they aim to achieve would have a direct influence on their path, family relationships and life management in support of this goal. |
Palavras-chave: | Mercadorização Capital humano Consumo |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Ciências Sociais |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16163 |
Data do documento: | 10-Mai-2019 |
Aparece nas coleções: | TCC - Ciências Sociais |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DLB10052019.pdf | 474,01 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons