Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16169
Tipo: TCC
Título: “A escola significa muito para mim”: um estudo sobre o apego ao ambiente escolar
Autor(es): Araujo, Pollyana Verissimo de
Primeiro Orientador: Pessoa, Viviany Silva
Resumo: O presente artigo teve como objetivo principal conhecer o nível de apego dos alunos com o ambiente escolar. Para tanto, usou-se como base teórica relação pessoa-ambiente aplicada às discussões da Psicopedagogia, no intuito de mostrar à questão do aluno que cria laços afetivos com a escola e as repercussões dessa relação e da falta dela nos processos educacionais. Para tanto, o estudo contou com a participação de 200 alunos do ensino médio, igualmente distribuídos entre escolas pública e particular na cidade de João Pessoa-PB, com faixa etária entre 14 a 19 anos (m = 15,15 anos; dp = 0, 976). Como instrumento de coleta dos dados foi usado a Escala Apego ao Lugar além de questões sociodemográficas. As análises descritivas indicaram que o nível de apego ao lugar dos estudantes para com a escola foi pouco significativo em relação ao esperado. Também foi observado que não há diferença significativa entre meninos e meninas em função do apego ao lugar. Porém, em função do sistema de ensino, foi evidenciado que os participantes do sistema particular de ensino apresentam um maior apego ao lugar. Com base nesses resultados foi possível perceber a necessidade de estratégias de ação voltadas para promoção de identidade com a escola, percepção da escola como comunidade e atitudes positivas frente à escola. Também se discute a necessidade de pesquisas futuras diante o interesse em ter continuidade do estudo, que pretende contribuir para a vertente institucional da psicopedagogia, assim como para áreas afins.
Abstract: The main purpose of this study is to know the level of attachment from students to school environment. Therefore, it was used as a theoretical basis for the relationship between person- environment applied in Psychopedagogic discussions. In order to demonstrate the issue of the student who creates bonding with school and repercussion this relation and lack of this in educational processes. For this, the study had the participation of 200 students from high school, it was equally distributed between public and private schools of João Pessoa-PB. They are between 14 – 19 years old (average= 15.15 years old; standard deviation= 0.976 ). A data collection instrument was used a Place Attachment Scale in order to further sociodemographic questions. The descriptive analysis showed that the level of attachment to students’ place for school was very insignificant compared to what was expected. It was also observed that there was very little difference among boys and girls relative to attachment of place. However, using the function of learning system, it was noticed that students from private learning private system showed a high attachment of place. Based on these results, it was possible to notice a need for action strategies liked to promote identity with the school, perception of school as community and positive attitudes to school. It also discusses a need of future searches about interest in having continuity of study. Which enables this search to contribute to the institutional aspect of educational psychology and as related fields as well.
Palavras-chave: Psicopedagogia institucional
Ambiente escolar
Processos educacionais
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Psicopedagogia
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16169
Data do documento: 14-Ago-2014
Aparece nas coleções:CE - TCC - Psicopedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PVA11092014.pdf560,29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons