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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16173
Tipo: | TCC |
Título: | Indisciplina escolar no ensino fundamental I: dilemas e perspectivas |
Autor(es): | Assis, Juciane Maria de |
Primeiro Orientador: | Anselmo, Roberto Derivaldo |
Resumo: | A indisciplina representa um dos principais fenômenos que geram dificuldades no contexto das instituições escolares brasileiras. Esse fato vem se expandido a cada dia de tal forma que nem os pais ou responsáveis conseguem solucionar está problemática. Esse fenômeno é cartografado de diversas formas, porém as ideias acerca desse tema estão longe de serem consensuais. Este artigo visa discutir os sentidos atribuídos por alunos e professores do ensino fundamental ao fenômeno indisciplina escolar, os comportamentos indicadores da indisciplina em sala de aula e as práxis pedagógicas aplicadas para minimizar a problemática. Parte-se do pensamento que, se houver um desejo de intervir em uma realidade, deve-se conhecer como esses sujeitos envolvidos no processo vivenciam esses dilemas e as alternativas para resolução dessa problemática. Os sentidos atribuídos pelos alunos e professores ao fenômeno indisciplina traz a tona uma pluralidade de terminologia. Nossa pesquisa caracteriza-se como uma pesquisa de campo de abordagem qualitativa, visto que se preocupou com o significado dos processos sociais, tendo como utilização metodológica a observação na sala de aula e da análise de obras bibliográficas. O problema da indisciplina escolar não é algo fácil de solucionar ou intervir sem um trabalho em equipe, é necessário que a escola trabalhe de forma multidisciplinar com o sujeito e a sua família. Assim, a equipe pedagógica tem um papel fundamental neste processo, visando um trabalho integrado, não apenas discutindo as dificuldades existentes no contexto escolar, mas com a inserção desses diversos olhares para juntos criarem uma ressignificação das formas e modelos de intervenção, nesse contexto onde o psicopedagogo também está inserido trabalhando juntamente para que a aprendizagem desses sujeitos aconteça de forma integral. |
Abstract: | A disciplina representa principais hum dois fenômenos não dão dificuldades Geram contexto escolar Instituições brasileiras. ESSE sulfato VEM é expandido a cada dia para que você país OU NEM responsáveis conseguem correção é problemático. ESSE E Fenômeno cartografado de várias formas como porem ideias sobre estao tópico Desse consensuais Serem Longe. Visa, este trabalho irá discutir formas e Professores Alunos atribuídos pelo major ensino fazer AO Fenômeno indisciplina escolar, eu comportamentos indicadores de dar espaço los a disciplina em sala de aula e práxis pedagógica aplicada para minimizar um problema. Part-Pensamento que eu faço é, um Desejo de Intervir é Houver los UMA Realidade, desen-sos são Conhecer como sujeitos envolvidos não Processo vivenciam ESSES dilemas e alternativas para Dessa resolução como problemático. Sentimos atribuído Alunos cabelos e Professores AO mapeamento Fenômeno à tona pluralidade UMA indisciplina de terminologia. Nossa pesquisa caracteriza-se como um campo de pesquisa UMA Abordagem qualitativa visto que preocupou com ou seja, dois Processos Sociais, tendões e utilização metodológica a Observação na sala da sala de aula Análise e obras bibliográficas. O problema dá indisciplina escolar Localidade: Não E algo fácil de resolver Intervir OU SEM hum Trabalho los Equipe, E necessario Trabalhe escolaridade que uma com multidisciplinar ou Sujeito ea SUA família. ASSIM, a Equipe TEM pedagógico hum Processo Neste papel fundamental, visando hum Trabalho integrado NAO dificuldades existentes discutindo assim como nenhum contexto escolar, a mais com Inserção Desses vários Olhares juntos criarem UMA das ressignificação Intervenção formas e modelos, contexto Nesse Onde ou also psicólogo está inserido para que juntos Trabalhando Aprendizagem Desses SUJEITOS aconteça de forma holística. |
Palavras-chave: | Indisciplina escolar Dificuldade de aprendizagem Sala de aula - indisciplina Professor - aluno |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Psicopedagogia |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16173 |
Data do documento: | 21-Ago-2014 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Psicopedagogia |
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