Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16175
Tipo: TCC
Título: Estratégias de ensino para o desenvolvimento da aprendizagem de escolares com dislexia
Autor(es): Lima, Elizabeth de Sousa
Primeiro Orientador: Assis, Geovaní Soares de
Resumo: O artigo ora apresentado é resultante de uma pesquisa, do tipo levantamento de dados, realizada junto à docentes que atuam na rede privada de ensino fundamental da cidade de João Pessoa, cujo objetivo consistiu em investigar as estratégias de ensino para o desenvolvimento da aprendizagem de escolares com dislexia. Partindo de um olhar voltado para as questões metodológicas que envolvem os professores de alunos com esse distúrbio, procuramos descrever as estratégias de ensino utilizadas por docentes para com esse aluno; como é feita as atividades e as avaliações do sujeito disléxico, além de oferecer sugestões com relação a prática pedagógica docente que possam contribuir para a melhoria do aprendizado dos alunos com dislexia. Participaram da pesquisa cinco professores de grandes escolas particulares de João Pessoa na Paraíba. O instrumento utilizado foi um questionário estruturado com nove questões, as quais estavam voltadas para as questões de ensino do professor para com o aprendente disléxico. Os resultados indicaram que a maioria dos professores que fizeram parte da pesquisa sabe como trabalhar com o aluno disléxicos, as estratégias de ensino utilizadas pelos mesmo estão em sintonia com os descrito pela literatura. Conclui-se, então, que tais resultados pode reforçar a contribuição no tocante ao ensino de alunos com dislexia, além de está contribuindo na atuação psicopedagogia institucional.
Abstract: This article is the result of a research, type collection of data, carried out by teachers who work in private elementary schools in the city of João Pessoa, which goal was to investigate teaching strategies for development of lifelong learning for students with dyslexia. From a point of view related to methodological issues which involve teachers of students with dyslexia, we seek to describe teaching strategies used by these teachers with their students; how the activities and assessments of the student with dyslexia is performed, aside from offering suggestions related to educational pedagogical practice which can contribute for enhancement of students of dyslexia. Five teachers of great private schools from João Pessoa – Paraiba participated of the research. Data were collected using a questionnaire with nine questions, which were related to teachers’ education issues with the dyslexic student. The results indicated that most of the teachers who were involved in the research know how to work with dyslexic students, that the teaching strategies used by them are the same as the ones described in the literature. The paper concludes that the results may reinforce the contribution for teaching students with dyslexia, and contributes in institutional education psychology performance.
Palavras-chave: Dislexia
Ensino - aprendizagem
Práticas pedagógicas
Desenvolvimento da aprendizagem
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Psicopedagogia
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16175
Data do documento: 19-Ago-2014
Aparece nas coleções:CE - TCC - Psicopedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ESL11092014.pdf649,84 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons