Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16176
Tipo: | TCC |
Título: | Percepção dos professores sobre o TDAH e as consequências no processo de alfabetização de crianças |
Autor(es): | Lacerda, Emmanuela Florenço de |
Primeiro Orientador: | Barbosa, Adriana de Andrade Gaião e |
Resumo: | A presente pesquisa tem como objetivo analisar a percepção dos professores em relação à criança com TDAH. A instituição escolar é de fundamental importância na sociedade, pois, busca promover a formação e a socialização dos sujeitos. Por isso, é de extrema importância à inserção de todos os alunos inclusive aqueles com TDAH. Foi utilizado como instrumento Roteiro de Entrevista Semiestruturada. Composto por 14 questões, 9 subjetivas e 5 objetivas, elaboradas a partir da literatura. Este estudo teve como finalidade perceber e verificar as principais estratégias utilizadas por educadores no processo de ensino-aprendizagem com alunos que tem TDAH. A amostra para efetuar essa pesquisa foi de 20 professores, e os critérios de inclusão do participante eram ser professor do Ensino Fundamental (1o ao 9o ano), e ter experiência em sala de aula de no mínimo 5 anos. Com isso, percebeu que os profissionais envolvidos no processo de alfabetização da criança devem trabalhar em conjunto, assumindo um enfoque contínuo e sistemático para a criação, implementação e avaliação de ajustes para uma melhor adequação do aluno com TDAH na escola, proporcionando-lhes experiências positivas na escola, com vistas a prevenir problemas relacionados à aprendizagem. A família é peça fundamental nesse processo, apoiando a criança, incentivando-a a se esforçar nas atividades escolares e a manter uma relação saudável com o professor e seus colegas de sala. |
Abstract: | This research aims to analyze the perception of teachers towards children with ADHD. The school is of fundamental importance in society, therefore, seeks to promote the training and socialization of the subject. It is therefore of utmost importance to the insertion of all students including those with ADHD. Was used as a roadmap semistructured interview instrument. Composed of 14 questions, 9 subjective and objective 5, drawn from the literature. This study aimed to understand and verify the main strategies used by teachers in the process of teaching and learning with students who have ADHD. The sample for this research was to make 20 teachers, and the inclusion criteria of the participant were to be a teacher of elementary school (1st to 9th grade), and have experience in the class room at least five years. With that, he realized that the 19professionals involved in the literacy process of children must work together, assuming a continuous and systematic approach for the creation, implementation and evaluation of adjustments to better fit the student with ADHD in school by providing them with positive experiences in school, in order to prevent problems related to learning. The family is a key part in this process, supporting the child, encouraging her to strive in school activities and maintain a healthy relationship with the teacher and their classmates. |
Palavras-chave: | Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade ( TDAH) Professores - crianças com TDAH Alfabetização Educação especial |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIAL |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Psicopedagogia |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16176 |
Data do documento: | 14-Ago-2014 |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Psicopedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
EFL11092014.pdf | 520,1 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons