Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16177
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Aline Carla de Amorim-
dc.date.accessioned2019-10-29T17:37:19Z-
dc.date.available2019-10-04-
dc.date.available2019-10-29T17:37:19Z-
dc.date.issued2019-09-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16177-
dc.description.abstractThe study titled "Children's literature as a pedagogical practice in the school of the field", objective is to: To investigate how pedagogical practices that use children's literature collaborate with reading and critical education of the 3rd year children of the Escola Municipal Pascoal Carrazzoni, municipality of Itambé-PE; Identify successful contributions of children's learning practices; Reflect on the contributions that these practices have to the development of learning, and, To analyze the contributions of children's literature to the development of reading. In its development, the study addresses issues related to field education and its emergence, as well as issues that guide the use of children's literature, storytelling and the development of reading skills. This research is characterized as a descriptive research, using the qualitative approach, having as an instrument of data construction the interview, held with a third-year elementary school teacher. The results of this research show that storytelling is a tool of paramount importance for the critical and social formation of children, helping in the reader development of students, especially, when it relies on children's literature books. However, the history-telling practices analyzed evidenced a still restricted view, with emphasis on its moralist and educative bias, to the detriment of their potential for literary formation, aesthetic and critical of the students.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-10-29T17:37:19Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ACAS04102019.pdf: 1419284 bytes, checksum: b145b00d94c4ce5da05b0c42b1e270c8 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-10-29T17:37:19Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ACAS04102019.pdf: 1419284 bytes, checksum: b145b00d94c4ce5da05b0c42b1e270c8 (MD5) Previous issue date: 2019-09-26en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectContação de históriaspt_BR
dc.subjectLiteratura infantilpt_BR
dc.titleA literatura infantil como prática pedagógica na escola do campopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Afonso, Aparecida Valentim-
dc.description.resumoO estudo intitulado “A literatura infantil como prática pedagógica na escola do campo”, objetiva-se em: Investigar como as práticas pedagógicas que utilizam a literatura infantil colaboram com a formação leitora e crítica das crianças do 3o ano da Escola Municipal Pascoal Carrazzoni, município de Itambé-PE; Identificar as contribuições bem sucedidas de práticas para a aprendizagem das crianças; Refletir sobre as contribuições que essas práticas têm para o desenvolvimento da aprendizagem, e, Analisar as contribuições da literatura infantil para o desenvolvimento da leitura. Em seu desenvolvimento, o estudo aborda questões relacionadas à educação do campo e seu surgimento, bem como questões que norteiam o uso da literatura infantil, contação de histórias e o desenvolvimento de competências leitoras. Esta pesquisa caracteriza-se como uma pesquisa de cunho descritivo, utilizando a abordagem qualitativa, tendo como instrumento de construção de dados a entrevista, realizada com uma professora do terceiro ano do Ensino Fundamental. Os resultados desta pesquisa mostram que a contação de histórias é uma ferramenta de suma importância para a formação crítica e social das crianças, ajudando no desenvolvimento leitor dos alunos, sobretudo, quando se apoia nos livros de literatura infantil. Contudo, as práticas de contação de história analisadas evidenciaram uma visão ainda restrita, com destaque para o seu viés moralista e educativo, em detrimento do seu potencial para a formação literária, estético e crítica dos estudantes.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducação do Campopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURALpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia do Campo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ACAS04102019.pdf1,39 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons