Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16195
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Luciana Maria-
dc.date.accessioned2019-10-30T10:31:23Z-
dc.date.available2019-10-03-
dc.date.available2019-10-30T10:31:23Z-
dc.date.issued2019-09-24-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16195-
dc.description.abstractEducation is a formative process, recognized as a universal right, based on this right, rural education has been included in public educational policies, as an education that seeks above all improvements in the teaching and learning processes for subjects living in the countryside. To this end, this research sought to identify the main challenges and perspectives of teachers working in a multi-grade class, starting from the conception that this teaching model is the most recurrent in rural education. We also sought to raise the challenges faced by teachers in a multi- grade class, to evaluate the perspectives of teachers in a multi-grade class, and to analyze teachers' perceptions of the process of teaching and learning in multi-grade classes. The methodology applied in this research was the qualitative one, based on field research, using as instrument for data collection the semi-structured interview, having as collaborating subjects, three educators who teach in a multiseriate class in the city of Dona Inês-PB. Content analysis resulted in the following categories: teaching and learning processes in multigrade classes, challenges faced in multigrade classes, and perspectives for multigrade classes. Thus, we identified that the main difficulties in implementing the multi-grade teaching and learning process are not linked to the lack of infrastructure or teacher remuneration, but to teach a class that has several grades together, without providing an adequate methodology that can be used. effectively address the specifics of each learner, as well as the lack of understanding of parents or guardians, in that they must also be responsible for the education of their children. Therefore, we see the need for greater attention to this teaching model, not as a way to disqualify it, but to better understand its importance for rural education.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2019-10-30T10:31:23Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LMS03102019.pdf: 431743 bytes, checksum: 8c3b93be6ac69ffb80ac703695d5ba28 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2019-10-30T10:31:23Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LMS03102019.pdf: 431743 bytes, checksum: 8c3b93be6ac69ffb80ac703695d5ba28 (MD5) Previous issue date: 2019-09-24en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação do campopt_BR
dc.subjectEnsino - aprendizagempt_BR
dc.subjectClasse multisseriadapt_BR
dc.titleClasse multisseriada: desafios e perspectivas no processo de ensino e aprendizagem na educação do campopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Costa, Ricardo de Carvalho-
dc.description.resumoA educação é um processo formativo, reconhecida como direito universal, fundamentando-se neste direito, a educação do campo foi inclusa nas políticas públicas educacionais como uma educação que busca sobretudo melhorias nos processos de ensino e aprendizagem para os sujeitos que vivem no campo. Para tanto, esta pesquisa buscou identificar os principais desafios e perspectivas dos docentes que atuam em classe multisseriada, partindo da concepção de que este modelo de ensino é o mais recorrente na educação do campo. Procuramos ainda, levantar os desafios enfrentados pelos professores em classe multisseriada, avaliar as perspectivas dos professores em classe multisseriada e analisar a percepção dos professores do processo de ensino e aprendizagem em classes multisseridas. A metodologia aplicada nesta pesquisa foi a qualitativa, baseada na pesquisa de campo, utilizando como instrumento para a coleta de dados a entrevista semiestruturada, tendo como sujeitos colaboradores, três educadoras que lecionam em classe multisseriada no município de Dona Inês-PB. A análise do conteúdo resultou nas seguintes categorias: processos de ensino e aprendizagem em classes multisseriada, desafios enfrentados em classe multisseriada e as perspectivas para as classes multisseriadas. Assim, identificamos que as principais dificuldades para se efetivar o processo de ensino e aprendizagem em classe multisseriada não estão vinculadas a falta da infraestrutura ou na remuneração dos docentes, mas em ensinar uma turma que contém vários anos juntos, sem disponibilizar de uma metodologia adequada que atenda de maneira eficaz as especificidades de cada educando, além da falta de compreensão dos pais ou responsáveis, no sentido em que eles também devem se responsabilizar pela educação dos seus filhos. Portanto, verificamos a necessidade de uma maior atenção para este modelo de ensino, não como uma forma de desqualificá-lo, mas para entendermos melhor a sua importância para a educação do campo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducação do Campopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO RURALpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia do Campo

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LMS03102019.pdf421,62 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons