Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1621
metadata.dc.type: TCC
Title: O mercado consumidor de leite no município de Bananeiras- PB
metadata.dc.creator: Azevedo, David Kleberson Rodrigues de
metadata.dc.contributor.advisor1: Bispo, Safira Valença
metadata.dc.contributor.referee1: Saraiva, Carla Aparecida Soares
metadata.dc.contributor.referee2: Ramos, Alenice Ozino
metadata.dc.description.resumo: A melhoria da qualidade do leite tornou-se fundamental para o desenvolvimento e consolidação dos laticínios no Brasil, pois a pecuária leiteira é um dos segmentos do agronegócio mais importantes para o nosso país. O estudo teve por objetivo determinar os fatores relevantes para o mercado consumidor de leite in natura da região do brejo paraibano. A pesquisa foi desenvolvida no município de Bananeiras – PB, localizado na Microrregião do Brejo Paraibano, com população de 21.851 habitantes, possuindo uma área de 257,931 km2. Os dados foram obtidos através de questionário descritivo com perguntas fechadas, por meio de entrevistas, registrando o que o consumidor expressava, não havendo interferência do investigador. Os questionários foram aplicados por uma equipe constituída por seis pesquisadores devidamente treinados. Foram entrevistadas 175 pessoas e os dados obtidos foram tabulados em planilha Excel do pacote Macrosoft®. 63% da população do municio de Bananeiras-PB reside na zona rural e 37% na zona urbana, seguindo o padrão do brejo paraibano e da maioria dos municípios localizados nos interiores do Brasil (IBGE, 2013). O levantamento de renda da população demonstrou que 45% dos entrevistados recebem até 1 salário mínimo. 74% dos avaliados eram consumidores de leite enquanto26% não consumiam. 40% dos consumidores de leite do município de Bananeiras consomem o leite in natura. 45% dos consumidores de leite in natura justificam sua compra principalmente pelo motivo da disponibilidade, entretanto 35% relatam que o principal motivo é a qualidade do leite e 15% pelo sabor. Assim, conclui-se que a comercialização do leite in natura ainda prevalece na cidade de Bananeiras-PB. Grande parte do consumo de leite in natura se deve pelo motivo de disponibilidade, qualidade e sabor. Faz-se necessário a conscientização da população consumidora em relação aos riscos que o consumo deste produto pode oferecer.
Abstract: Improving the quality of the milk product has become fundamental for the development and consolidation of dairy products in Brazil, since dairy farming is one of the most important segments of the agribusiness for our country. The study aims to determine the factors relevant to the milk consumer market in natura of Paraiba brejo region. The research was conducted in the municipality of Bananeiras - PB, which is located in the micro-region in the Brejo of Paraiba, with a population of 21,851 inhabitants, possessing an area of 257.931 km2. Data were obtained through descriptive questionnaire with closed questions, by means of interviews, recording what the consumer expressed, without any interference from the researcher. The questionnaires were applied by a team made up of six properly trained researchers to the application. 175 people were interviewed. Data were tabulated on Excel worksheet of Microsoft package. Note that 63% of the population lives in rural areas and 37% in urban areas, following the pattern of the Paraiba brejo and most of the municipalities located in the interior of Brazil (IBGE, 2013). The survey of the population's income has demonstrated that 45% earn up to 1 minimum wage. Of the 175 people interviewed 130 (74%) were consumers of milk and 45 (26%) did not consume. It is possible to notice that 40% of milk consumers of Bananeiras municipality consume the product without prior treatment. In natura milk, consumers justify their purchase primarily by the availability reason 45%. However, 35% reported that the main reason is the quality of milk. The choice of a fresh milk flavor was reported for 15% of consumers. Thus, it is concluded that the marketing of milk Inatura still prevails in the city of Bananeiras-PB. Much of the milk in natura consumption is due to the reason of availability, quality and taste. It is necessary to raise awareness of consumers about the risks that the consumption of this product can offer.
Keywords: Leite - Comércio
Consumo de alimentos - Leite
Higiene de alimentos - Leite
metadata.dc.subject.cnpq: CNPQ::CIENCIAS AGRARIAS::ZOOTECNIA
metadata.dc.language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal da Paraíba
metadata.dc.publisher.initials: UFPB
metadata.dc.publisher.department: Zootecnia
metadata.dc.rights: Acesso Aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/1621
Issue Date: 9-Dec-2015
Appears in Collections:TCC - Zootecnia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DKRA01082016.pdf649,49 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons