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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16212
Tipo: | TCC |
Título: | A autopoiese como ferramenta na aprendizagem e avaliação. |
Autor(es): | Dias, Luana Fernandes. |
Primeiro Orientador: | Albino, Ângela Cristina Alves. |
Resumo: | O presente estudo teve como objetivo central analisar uma experiência fundamentada no conceito de autopoiese de Maturana e Varela (1985), desenvolvida com alunos do Ensino Fundamental no ensino de Ciências. Trata-se de um estudo qualitativo de intervenção didática. Compreendemos que, buscar práticas inovadoras que contribuam para um ensino de qualidade é um grande desafio e meta para os docentes que se preocupam com um melhor desempenho de seus alunos. No sistema autopoiético, toda pessoa pode ser criadora. Independente da sua própria história, isso é o que nos torna ativo, autor, que dirige, com suas particularidades preservadas, é o que torna o ser único, o produzir é um ciclo que é reinventado todos os dias. A experiência Autopoiética foi realizada dentro do Programa de Residência Pedagógica, que acontece na Universidade Federal da Paraíba, Campus II, Areia- PB. Nesse percurso, buscamos delinear como objetivos do trabalho: analisar a aprendizagem com a proposição autopoiética na formação dos discentes do ensino fundamental, utilizando coleta de dados e diagnósticos sobre o ensino e a aprendizagem no ensino de Biologia. Trata- se de um estudo de intervenção pedagógica, de caráter qualitativo, desenvolvido no processo de formação inicial docente, articulado ao programa Residência pedagógica. Foi aplicado em uma Escola Estadual de Ensino Fundamental na cidade de Remígio⁃PB. A experiência envolveu 30 alunos do 8º ano, com faixa etária de 13 a 16 anos, durante um período de 5 meses. Nesse tempo, pudemos constatar a evolução de cada aluno, com relação aos assuntos abordados, priorizando sempre buscar melhorias nas aulas subsequentes. Inicialmente, os alunos faziam anotações diárias, em seus cadernos autopoiéticos para serem entregues no final do semestre. Porém, a posteriori essas anotações foram sendo feitas e entregues no mesmo dia, para só depois analisa-las juntamente, ao final foi realizada a apresentação dos resultados. Esse processo autopoiético dentro de sala, pode trazer um olhar diferente que coloca o aluno na posição auto avaliador do seu conhecimento, razão pela qual o utilizamos neste trabalho. Mesmo tendo ciência de que inicialmente inovação é sinônimo de espanto e resistência, posteriormente, isso é compensado quando temos bons resultados. Foram levadas em consideração, na prática, as observações de cada aluno, ressaltando a sua autonomia com vistas a tornar a prática do ensino de ciências mais interessante. |
Abstract: | This study aimed to analyze an experience based on Maturana and Varela's (1985) concept of autopoeise, developed with elementary school students in science education. This is a qualitative study of didactic intervention. We understand that seeking innovative practices that contribute to quality education is a major challenge and goal for teachers who care about their students' better performance. In the autopoietic system, every person can be creative. Regardless of your own history, this is what makes us active, the author, who directs, with its preserved particularities, is what makes being unique, producing is a cycle that is reinvented every day. The Autopoietic experiment was carried out within the Pedagogical Residency Program, which takes place at the Federal University of Paraíba, Campus II, Areia-PB. In this way, we seek to delineate as objectives of the work: to analyze the learning with the autopoietic proposition in the formation of the students of the elementary school, using data collection and diagnostics about the teaching and the learning in the teaching of Biology. This is a qualitative study of pedagogical intervention, developed in the process of initial teacher education, articulated to the program Pedagogical Residence. It was applied in a State Elementary School in the city of Remigio⁃PB. The experience involved 30 8th graders, aged 13 to 16 years, over a period of 5 months. During this time, we could see the evolution of each student, with regard to the subjects covered, always prioritizing seeking improvements in subsequent classes. Initially, students took daily notes to be delivered at the end of the semester. However, a posteriori these notes were being made and delivered on the same day, and only then analyze them together, at the end the results were presented. The application of the autopoietic method in the classroom can bring a different look that puts the student in the self-evaluative position of their knowledge, which is why we use it in this work. Even though we are aware that initially innovation is synonymous with wonder and endurance, this is later compensated when we have good results. In practice, the observations of each student were taken into account, emphasizing their autonomy in order to make the practice of science teaching more interesting. |
Palavras-chave: | Autopoiese. Práticas inovadoras. Autonomia. |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS BIOLOGICAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Ciências Biológicas |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/16212 |
Data do documento: | 18-Out-2019 |
Aparece nas coleções: | TCC - Ciências Biológicas |
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